Planejamento no ensino do raciocínio geográfico

a espacialidade prevista no plano de aula

Autores

  • Adriana David Ferreira Gusmao UESB

Palavras-chave:

raciocínio geográfico, planejamento, Geografia Escolar

Resumo

O planejamento de ensino é uma exigência da sistematização da prática docente, além de essencial para a organização do trabalho do professor que pretende realizar um bom trabalho e aproximar o conhecimento a ser ensinado do conhecimento a ser aprendido. Desse modo, o planejamento deve prever o alinhamento entre tema, conteúdos, objetivos, metodologia e recursos. Partindo desses pressupostos, este trabalho destaca a relevância de prever o desenvolvimento do raciocínio geográfico no planejamento das aulas, inserindo os princípios e objetivos do pensamento espacial no plano de ensino. O raciocínio geográfico é uma forma de pensar e interpretar os fenômenos que ocorrem no espaço geográfico e isso pode e deve ser feito com a ajuda do professor que apresenta, estimula e potencializa a reflexão sobre a realidade. Desse modo, o ensino de Geografia, tem a peculiaridade de ler e versar sobre as mudanças que aconteceram e acontecem na sociedade, com o intuito de elaborar pensamentos sobre o mundo em movimento e a formação de ideias e o estabelecimento efetivo da relação teoria-realidade. Nessa toada, a discussão ora proposta abarca a ideia de inserir os princípios e objetivos do raciocínio geográfico no plano de aulas de Geografia, bem como estabelecer associações com a análise da espacialidade dos fenômenos geográficos cumprindo, assim, o real papel da Geografia Escolar.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas