Investigando a gravidez na adolescência por meio da Geografia
a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas no PIBIC-Ensino Médio
Palavras-chave:
cidade, jovens, construção teórico-metodológicaResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência do projeto de PIBIC-Ensino Médio “Viver a cidade: a construção do raciocínio geográfico a partir das experiências urbanas de jovens do ensino médio”, que foi constituído através da Aprendizagem baseada em problemas (PBL) e buscou analisar a gravidez na adolescência no município de Campinas-SP. Nossas inquietações foram orientadas por meio da questão-problema “Como a gravidez de jovens adolescentes impacta as suas práticas espaciais na cidade de Campinas?”. Metodologicamente, a pesquisa se deu por meio da produção de mapas e construção e aplicação de um questionário fechado direcionado a mulheres que ficaram grávidas na adolescência. Concluímos que o espaço habitado pelas jovens ao engravidar acaba sendo impactado e que suas práticas espaciais são ainda potencializadas por recortes de região de residência, raça/cor e renda.