Investigando a gravidez na adolescência por meio da Geografia

a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas no PIBIC-Ensino Médio

Autores

  • Laura Cristina Matos EE Carlos Gomes
  • Lavínia Laísa Soares EE Culto à Ciência
  • Luiane Caroline Vieira da Costa EE Orisombo Maia
  • Jessica da Silva Rodrigues Cecim Colégio Técnico de Campinas

Palavras-chave:

cidade, jovens, construção teórico-metodológica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência do projeto de PIBIC-Ensino Médio “Viver a cidade: a construção do raciocínio geográfico a partir das experiências urbanas de jovens do ensino médio”, que foi constituído através da Aprendizagem baseada em problemas (PBL) e buscou analisar a gravidez na adolescência no município de Campinas-SP. Nossas inquietações foram orientadas por meio da questão-problema “Como a gravidez de jovens adolescentes impacta as suas práticas espaciais na cidade de Campinas?”. Metodologicamente, a pesquisa se deu por meio da produção de mapas e construção e aplicação de um questionário fechado direcionado a mulheres que ficaram grávidas na adolescência. Concluímos que o espaço habitado pelas jovens ao engravidar acaba sendo impactado e que suas práticas espaciais são ainda potencializadas por recortes de região de residência, raça/cor e renda.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas