Pluralidade e hegemonia discursiva da cartografia escolar
Palavras-chave:
discurso hegemônico, Ensino de Geografia, linguagensResumo
Este ensaio tem como objetivo geral friccionar argumentos acerca da hegemonia discursiva da Cartografia Escolar no Ensino e Educação Geográfica a partir de sua pluralidade e sua expansão recente dentro da ciência geográfica. O trabalho foi desenvolvido através de revisão bibliográfica e recortes das pesquisas dos respectivos autores, visando contribuir para a discussão qualitativa do atual protagonismo da Cartografia Escolar. A Cartografia Escolar é um discurso hegemônico do ensino de Geografia e um significante vazio, isto porque, esse ramo de estudo tem seu início concomitante ao campo do ensino de Geografia e ao longo de sua história várias disputas estiveram em seu cerne. Além disso, é de primazia discutir a pluralidade da Cartografia Escolar a partir de sua expansão nas últimas décadas e o abarcamento de diferentes áreas da Geografia. A Cartografia Escolar é central antes do protagonismo e desenvolvimento das demais linguagens e áreas ou campos da Geografia que a expandem, constituindo uma hegemonia discursiva tanto no Ensino enquanto significante vazio, quanto na constituição da Geografia enquanto ciência descritiva-visual, por também dar base à entrada das demais linguagens na Geografia Escolar.