A importância da cartografia tátil na construção e representação espacial do aluno com deficiência visual no ensino regular de Geografia
Palavras-chave:
cartografia tátil, baixa visão, educação inclusivaResumo
Nas últimas décadas vem surgindo crescentes discussões e pesquisas a respeito da inclusão de pessoas com deficiências em diversas áreas sociais, dentre elas, a própria educação escolar. Nesse sentido, os trabalhos em educação defendem a necessidade de se pensar políticas e estratégias pedagógicas, que permitam aos alunos com qualquer tipo de deficiência, a inclusão no processo de ensino-aprendizagem regular. Assim, o objetivo desse estudo foi de analisar as experiências práticas do desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos táteis, para alunos com deficiência visual do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nas aulas de geografia da “E.E Professor Odilon Correa” em Rio Claro/SP. A metodologia de pesquisa adotada foi qualitativa, e centrou-se na construção e representação de conceitos básicos da cartografia, como orientação e representação espacial. Os materiais didáticos utilizados nas práticas pedagógicas foram confeccionados ou adaptados seguindo os parâmetros da cartografia tátil e contaram com: mapas, maquetes, globos e jogos táteis, os quais puderam ser explorados tanto pelos alunos com deficiência visual quanto pelos alunos normovisuais, tornando assim o conhecimento interessante, dinâmico e acessível a todos. Como resultados, verificou-se a eficácia dos materiais táteis para o ensino de geografia escolar, bem como dos procedimentos metodológicos e das sequências didáticas utilizadas ao longo das aulas. As turmas conseguiram atingir os objetivos propostos e as aulas contribuíram com a aprendizagem de conteúdos cartográficos, não apenas dos alunos com deficiência visual, mas também do restante da turma normovisual.