A utilização do jogo "Trilha Cartográfica" como ferramenta de ensino da cartografia escolar
Resumo
Essa discussão surgiu de uma prática como componente curricular realizada por alunos da graduação do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUA, durante a disciplina de Cartografia Temática, no ano de 2021. O objetivo desse trabalho é analisar os desafios e possibilidades que envolvem a construção de materiais pedagógicos como os jogos durante a pandemia de covid-19, além das contribuições desses mecanismos para a aplicação de conteúdos e temas da Cartografia nas práticas escolares. Dessa forma, é apresentado o processo de elaboração e aplicação do jogo de tabuleiro “Trilha Cartográfica” como ferramenta didática para o desenvolvimento de competências e habilidades, como a de interpretação de mapas. As considerações encaminham-se para o entendimento de que a eminência da pandemia de fato trouxe grandes desafios para a produção de material didático da mesma forma que também trouxe possibilidades a partir das TICs, onde os jogos se apresentam como materiais pedagógicos que podem ser utilizados nas aulas de Geografia, e por seu carácter abrangente contribui muito para desenvolvermos conteúdos da Cartografia a partir de uma nova perspectiva capaz de chamar mais a atenção dos escolares e mostrar que diferentemente do que se pensa aprender Cartografia pode ser um processo divertido e agradável.