A utilização do jogo "Trilha Cartográfica" como ferramenta de ensino da cartografia escolar

Autores

  • Jorge Rodrigues Ataide Junior UFMT
  • Paula Leticia da Costa Silva UFMT
  • Milene Amorim Oliveira UFMT
  • Marinalva Ferreira do Nascimento SEDUC-MT

Resumo

Essa discussão surgiu de uma prática como componente curricular realizada por alunos da graduação do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUA, durante a disciplina de Cartografia Temática, no ano de 2021. O objetivo desse trabalho é analisar os desafios e possibilidades que envolvem a construção de materiais pedagógicos como os jogos durante a pandemia de covid-19, além das contribuições desses mecanismos para a aplicação de conteúdos e temas da Cartografia nas práticas escolares. Dessa forma, é apresentado o processo de elaboração e aplicação do jogo de tabuleiro “Trilha Cartográfica” como ferramenta didática para o desenvolvimento de competências e habilidades, como a de interpretação de mapas. As considerações encaminham-se para o entendimento de que a eminência da pandemia de fato trouxe grandes desafios para a produção de material didático da mesma forma que também trouxe possibilidades a partir das TICs, onde os jogos se apresentam como materiais pedagógicos que podem ser utilizados nas aulas de Geografia, e por seu carácter abrangente contribui muito para desenvolvermos conteúdos da Cartografia a partir de uma nova perspectiva capaz de chamar mais a atenção dos escolares e mostrar que diferentemente do que se pensa aprender Cartografia pode ser um processo divertido e agradável.

Downloads

Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas