Ações para a prevenção de riscos ambientais

abordagem no ensino de Geografia

Autores

  • Lucas Luan Giarola UFSJ
  • Gustavo Domingos Zanin USP

Palavras-chave:

educação para os riscos, educação geográfica, PIBID

Resumo

Este trabalho resulta de uma prática educativa realizada em uma escola estadual do município de São João del-Rei/MG, por intermédio do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação Docente (PIBID). Nela, foi realizada uma intervenção com o auxílio do boletim geográfico sobre "Períodos de chuvas”, elaborado e cedido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos (GEPEGER), da UFSJ. Assim, por meio da representação em desenho e frases foi discutida a percepção dos alunos sobre a temática, e a partir da realidade dos estudantes, buscou-se problematizar e discutir a noção de riscos, sobretudo, risco natural. A partir das atividades, em sequência didática, foi verificado que a discussão da relação processos perigosos e uso e ocupação do relevo pode-se desenvolver um pensamento integrado e sistêmico sobre as situações e áreas de riscos. A educação geográfica, nessa perspectiva, constitui um processo de conhecimento e reflexão auxiliares tanto para entender os fenômenos (social e natural), que ocorrem no espaço geográfico, quanto medidas de prevenção e segurança sobre possíveis riscos futuros, tornando os estudantes capazes de se verem como sujeito minimizador de desastres decorrentes de riscos de fenômenos naturais.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas