Ensino de Geografia

estratégias adotadas durante a pandemia no Ensino Fundamental II

Autores

  • Laura Gomes da Costa UEL
  • Patrícia Fernandes Paula-Shinobu UEL

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, professor, recursos didáticos

Resumo

O ensino remoto na pandemia tem levado inúmeros docentes a se aprofundar nos conhecimentos sobre o uso de tecnologias e ferramentas diversas para suas aulas, para além do que a escola lhe possibilita – quadro, giz, livro didático - e pouquíssimo acesso às tecnologias. O objetivo deste trabalho é apresentar as dificuldades encontradas com o ensino remoto emergencial, ocasionado pelo Covid-19, durante o ano de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Os residentes do Programa Residência Pedagógica em Geografia, da Universidade Estadual de Londrina – UEL, nas turmas do 8ºano B e 8º ano C do Colégio Estadual Polivalente, do Município de Londrina, no Paraná, perceberam que as atividades estavam sendo aplicadas, mas não eram devolvidas. Dessa forma, utilizou-se como metodologia, avaliar as atividades preparadas e aplicadas nas aulas pelos residentes e preceptor, até aquele momento e, dessa forma, identificar o que estava levando os alunos a não participarem das aulas ou a não retornarem com as atividades respondidas. Identificado o problema, foram apresentadas algumas metodologias que possibilitaram driblar estas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Contudo, optou-se por utilizar recursos que potencializasse respostas rápidas e que pudessem gerar maior interação nas aulas. Nesse processo levou-se em consideração as principais dificuldades encontradas durante as aulas, desde a ausência de comunicação, estrutura física e tecnológica por parte dos alunos, do professor e dos residentes, até a falta de realização das atividades propostas e, foi dessa forma, que chegou-se às atividades de jogos on-line e Quiz, possibilitando a construção do processo de ensino-aprendizagem tão almejado.

Downloads

Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas