Literatura como recurso didático no ensino de Geografia

Autores

  • Mahya Santos Santana UFMA
  • Juarez Mota Pinheiro UFMA

Palavras-chave:

literatura, aprendizagem, interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho de pesquisa busca tratar da utilização da Literatura Brasileira como recurso didático no ensino da Geografia partindo do pressuposto de que a Geografia é uma ciência interdisciplinar sendo possível haver uma interação pedagógica e interdisciplinar entre as duas áreas do conhecimento para obtenção de respostas e promoção de um processo de ensino aprendizagem que atribua a seus alunos e professores uma dimensão da Geografia além do livro didático como principal método de ensino, deste modo, permitindo ao educando uma evolução no desenvolvimento de suas competências e habilidades na esfera do domínio do conhecimento geográfico, possibilitando um olhar mais amplo sobre a Geografia desconstruindo a ideia de que esta disciplina, na visão dos alunos, é uma disciplina que se estuda apenas através da memorização de conceitos e nomes de lugares. Sendo assim, esta pesquisa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação de Geografia da autora que entende que esta temática é importante para o processo de ensino aprendizagem dos alunos da educação básica como também para a formação de professores, compreendendo a utilização deste recurso como uma dinâmica evolutiva do ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas