O Ensino de Geografia e a Pedagogia Histórico-Crítica

uma análise da problemática das videoaulas no ensino remoto

Autores

  • Flávia Reis IFSULDEMINAS — Poços de Caldas
  • Jaqueline Modesto Custódio IFSULDEMINAS — Poços de Caldas
  • Larissa Egídio Bonadero IFSULDEMINAS — Poços de Caldas

Palavras-chave:

recurso didáticos, PIBID, metodologia do Ensino de Geografia

Resumo

Este trabalho trata-se de um estudo exploratório e descritivo, baseado nas experiências e informações pontuadas por discentes que atuaram, por intermédio do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID, no 8° e 3° anos do Ensino Fundamental e Médio, respectivamente, nas escolas estaduais Professora Cleusa Lovato Caliari e David Campista, localizadas no município de Poços de Caldas/MG, no contexto da pandemia de COVID-19. O intuito desta pesquisa é promover reflexões acerca dos limites e desafios impostos/deflagrados frente a implementação/adoção do Ensino Remoto nestas instituições, no que tange a viabilização de práticas educacionais baseadas na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Amparadas nas contribuições de Gasparin e Petenucci (2010), Cardoso (2013) dentre outros autores, observa-se que apesar das videoaulas possuírem algumas características semelhantes às aulas presenciais e que hajam discussões referentes ao aperfeiçoamento das mesmas por parte dos professores da rede pública de ensino, tornando-as o mais interativas possível, quando se trata da PHC, torna-se impraticável desenvolvê-la, já que o formato da videoaula não permite a interação necessária entre docentes e discentes.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas