O texto literário e o ensino de solos

a potencialidade do conto de Ana Primavesi no ensino de Geografia

Autores

  • Elisa Vicari Pereira USP
  • Paula Cristiane Strina Juliasz USP

Palavras-chave:

pedagogia histórico-crítica, mapa conceitual, texto literário

Resumo

O solo é, frequentemente, retratado como o produto da interação entre os outros fenômenos naturais, como um recurso disponível para o homem ou meramente o meio material sobre o qual a sociedade se estrutura. Em oposição ao estudo do solo apenas pela tipologia isolada ou como tipos de recurso, parte-se da concepção totalizante e humanizadora do Solo Vivo. Objetiva-se analisar as potencialidades do conto "TATÁ, PEPE e GIGI: as três gotinhas de chuva" de Ana Primavesi para o ensino de solos em Geografia a partir da perspectiva histórico-crítica, em especial no que diz respeito à relação do ciclo da água e as consequências dos impactos ambientais decorrentes das formas de uso do solo pela sociedade e sua influência na produção do espaço geográfico. A pesquisa desenvolvida tem como base a abordagem qualitativa ancorada em uma análise dialética dos dados e a Pedagogia Histórico-Crítica. A sistematização dos dados foi realizada por meio de um quadro de análise do espaço, descrição do espaço, personagens e vivências apresentadas no conto e suas relações com os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica como as problematizações, as temáticas físico-naturais e os conceitos e conteúdos de Geografia. Realizou-se um outro instrumento, o Mapa Conceitual, o qual permitiu conhecer a natureza das relações entre os conceitos, uma vez que os termos de ligação cumprem com o papel de evidenciar a totalidade e a sequência de raciocínio na construção do conhecimento.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas