Simulação de uma barragem de rejeitos
buscando uma maior dialogicidade da educação em ambiente não-formal de ensino
Palavras-chave:
metodologias ativas, mineração no Brasil, maqueteResumo
Este trabalho é fruto de uma prática educativa desenvolvida em ambiente não-formal de ensino no ano de 2019 e tem como objetivo principal, além do incentivo ao uso de metodologias alternativas de ensino/aprendizagem, proporcionar uma maior dialogicidade deste processo através de fundamentações teóricas relacionadas com a horizontalidade e a troca de experiências entre professores e estudantes. Dessa forma, foi construída uma maquete que simulasse o funcionamento de uma mineradora e de sua barragem de rejeitos, a fim de que os estudantes relacionassem a atividade com os eventos recentes ocorridos em Mariana/MG e Brumadinho/MG, buscando assimilar as notícias e reportagens de seu cotidiano à respeito dessas tragédias com o debate trazido pelos professores, envolvendo aspectos espaciais, quantitativos, qualitativos e reflexivos acerca da atividade mineradora no Brasil, além de uma visão holística do tema a partir de conceitos de outras disciplinas. Os resultados desta prática refletem uma maior participação dos alunos na construção do conhecimento coletivo junto com os professores, estimulando criatividade, autonomia, criticidade, reflexão, argumentação e aprendizagem significativa por parte dos estudantes. Assim, foi possível construir um conhecimento mais coletivo e horizontal entre os atores envolvidos no processo de ensino/aprendizagem, compreendendo a lógica de seus pensamentos, ações e sentimentos diversos.