A formação inicial de professores de Geografia para o trabalho com o ensino híbrido na educação básica

Autores

  • Josandra Araújo Barreto de Melo UEPB

Palavras-chave:

oficina pedagógica, hibridismo, ensino de Geografia

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada pelo método descritivo e possui por objetivo apresentar e descrever duas oficinas pedagógicas realizadas no contexto formativo do curso de Licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, localizada em Campina Grande-PB, a partir da pesquisa de Iniciação Científica intitulada de “Educação e Tecnologia: Concepções e perspectivas do Ensino Híbrido no contexto da formação de professores de Geografia e construção do conhecimento geográfico”, realizada com um público de 16 licenciando cotados como bolsistas do Programa Residência Pedagógica/UEPB, 2020-2022. As oficinas contribuíram com o aprofundamento dos conhecimentos relacionados ao Ensino Híbrido e suas possibilidades metodológicas na dinamização dos contextos de ensino de Geografia, enriquecendo a formação inicial dos futuros professores de Geografia haja vista as necessidades de inovação na educação contemporânea, e a necessidade do uso profícuo de recurso tecnológicos para fins educacionais. Dessa maneira, acredita-se que o trabalho possa motivar novas propostas para o ensino de Geografia numa perspectiva mista, sem, no entanto, desconsiderar a autonomia dos docentes e os contextos diversos das salas de aula.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas