Estágio Supervisionado II em Geografia, no ensino remoto em tempos de pandemia da Covid-19

Autores

  • Natacia de Jesus Félix Uneb
  • Natália Freire de Jesus Uneb

Palavras-chave:

Geografia, estágio, covid-19, ensino remoto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as experiências e dificuldades desenvolvidas e obtidas no Estágio Supervisionado em Geografia II, da Universidade Estadual da Bahia, UNEB Campus IV, realizado em forma de oficinas pedagógicas com crianças de 04 a 10 anos de idade, através do ensino remoto em tempos de Pandemia da Covid-19. O Estágio ocorreu no período de maio à junho de 2021 e teve duração de 35 horas, divididas em 6 encontros de 5 horas, com momentos síncronos e assíncronos. A pesquisa teve como abordagem aspectos qualitativos, a partir da pesquisa-ação, sendo que no decorrer das oficinas levamos temas relacionados à vivência dos participantes, pois víamos a falta de informação na escola onde os mesmos estudam, sobre as transformações que ocorreram ao longo dos tempos na cidade de Jacobina, trazendo como centralidade o Povoado de Olhos D’Água do Góes, pertencente ao Município de Jacobina-Ba, notamos que foi muito importante trazer esse assunto para as oficinas de Geografia, pois os participantes eram bem interativos, e participativos, estavam o tempo inteiro dialogando e trazendo relatos que já ouviram de alguma pessoa mais velha, isso nos motivou muito, pois percebemos que era algo novo para eles e também para nós. Os resultados da pesquisa nos revelam que, mesmo com muitas dificuldades enfrentadas, as atividades propostas no decorrer das oficinas, deram resultados satisfatórios e os objetivos foram alcançados com muito êxito, sobretudo porque houve um diálogo aberto, uma troca de experiências, e trouxemos várias atividades lúdicas que chamavam a atenção dos participantes e os motivavam a estar conosco até o fim.

Downloads

Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas