O Estágio Supervisionado em Geografia

experiências formativas durante o ensino remoto

Autores

  • Joyce Aparecida Soares de Pontes UEPB
  • Wagner Alves Cabral UEPB

Palavras-chave:

estágio supervisionado, ensino remoto, formação docente

Resumo

O estágio supervisionado no campo educacional é objeto de pesquisa, reflexão e prática. Trata-se na maioria das vezes do primeiro contato do graduando com a realidade escolar, ou seja, é um momento de relação prática com sua profissão. Vários são os desafios quando nos referimos a educação no Brasil, porém no ano de 2020 toda a comunidade escolar encontrou-se diante a pandemia da COVID-19 que obrigou uma reformulação no sistema de aulas, onde optou-se pelo ensino remoto, possibilitado por meio das tecnologias da informação e comunicação. Tal realidade teve diferentes desdobramentos para cada realidade social, a partir da desigualdade social já existente e acentuada em nosso país, houve uma desigualdade no acesso a esse sistema de aulas remotas. Portanto, objetivamos abordar experiências construídas no estágio supervisionado e sua importância para a formação docente. Buscou-se apresentar algumas contribuições no sentido da reflexão e da prática a partir do cenário educacional atual, discutindo sobre obstáculos, possibilidades e desafios para a comunidade escolar no período de ensino remoto. Como lócus para a pesquisa tivemos a Escola Estadual de Ensino Fundamental Demétrio Tolêdo localizada no município de Juripiranga – PB, e a população da pesquisa foi uma das turmas do sétimo ano do ensino fundamental II, correspondendo ao total de 25 estudantes. A pesquisa dividiu-se em três partes, sendo a primeira uma breve apresentação sobre a temática do estágio supervisionado, discutindo desafios e possibilidades, a segunda direcionou-se aos estágios na formação docente e seus desafios diante o ensino remoto, e por fim foram tecidas contribuições com base nas atividades desenvolvidas durante as aulas no estágio supervisionado. Várias foram as possibilidades de intervenções didáticas, porém optou-se pelo uso da gamificação como uma alternativa para dinamizar as aulas que aconteceram por meio de plataformas digitais como o google meet.

Downloads

Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas