Oficinas pedagógicas no Estágio Supervisionado em Geografia no contexto do ensino remoto

Autores

  • Cátia Silva de Oliveira Uneb — Jacobina
  • Ivaneide Silva dos Santos Uneb — Jacobina

Palavras-chave:

estágio, geografia, cartografia

Resumo

O Estágio Supervisionado faz-se imprescindível no processo de formação do aluno em licenciatura, oportunizando aliar a teoria e a prática para que o graduando possa aplicar os conceitos adquiridos no curso, construindo o senso crítico e obtendo a oportunidade de colocar em prática todos os embasamentos teóricos discutidos e ensinados na universidade. Assim, este artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências e vivências das atividades desenvolvidas no ensino de Geografia, por meio de oficinas pedagógicas, na modalidade remota, durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia II, do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, Campus de Jacobina. A pesquisa procurou responder ao seguinte problema: como ocorre a aprendizagem em geografia por meio de oficinas pedagógicas no contexto do ensino remoto? A investigação se deu a partir da realização da abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação, durante a regência do Estágio Supervisionado com o projeto de intervenção intitulado “A Cartografia aplicada às temáticas geográficas”. Também foi realizada pesquisa bibliográfica, que auxiliou na sustentação dos discursos contidos no trabalho. O lócus da investigação foi a Escola Sonho de Criança, instituição de ensino infantil da cidade de Jacobina, sendo que a ação foi desenvolvida com turmas de 2° anos do Ensino Fundamental I, durante o 1º semestre de 2021, por meio de atividades síncronas e assíncronas, visando manter os protocolos de segurança e saúde referentes à Covid-19. Considerando a importância da representação do espaço geográfico a partir da linguagem cartográfica, a metodologia utilizada para a realização das oficinas pedagógicas pautou-se na aplicação do conteúdo de forma lúdica e prática, com o uso de músicas, mapas mentais, vídeos e plataformas digitas, entre outros que possibilitaram o desenvolvimento de habilidades necessárias ao domínio da linguagem cartográfica e a construção do conhecimento. Os resultados da pesquisa- intervenção revelam as contribuições das oficinas desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Geografia, principalmente pelo envolvimento e participação dos alunos ao compreenderem os conceitos cartográficos no processo do ensino e aprendizagem.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas