Cinema e Geografia — possibilidade de um diálogo

o uso de filmes como metodologia alternativa para o ensino-aprendizagem

Autores

  • João Paulo da Silva Marinho SEDUCE-GO
  • Rafael Ribeiro dos Santos UEG

Palavras-chave:

geograficidade, cinema, prática social

Resumo

O Ensino de Geografia no decorrer de sua história, antes mesmo de sua sistematização, passou por uma série de restruturações. É preciso levar em consideração todo o seu processo de evolução, do surgimento aos modos de como este ensino está organizado nos dias de hoje. No que tange a prática de ensino, partimos do pressuposto do uso de metodologias alternativas como recurso para as aulas de Geografia. Portanto, o artigo traz discussões em relação às produções cinematográficas e alguns de seus aspectos que as tornam propícias para serem utilizadas no ensino dos conteúdos geográficos em sala de aula. Para tanto, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, considerando o filme um documento, procura-se discutir sobre algumas questões presentes nos filmes sob um ponto de vista geográfico. Esta pesquisa surgiu a partir do interesse primordial em assistir filmes e identificar suas mensagens entremeio a suas diversas representações que, muitas vezes, se relacionam a área de estudo da Geografia. Portanto, tratamos com maior profundidade os assuntos que dizem respeito à geograficidade dos filmes, e ainda buscamos apontar meios para a identificação deste aspecto nas produções fílmicas. Assim, verifica-se que há a existência de uma Geografia dos e nos filmes, além de, por excelência estes serem caracterizados como produtos sociais, isto é, são expressões e “relatos” diretos ou indiretos do momento (histórico, social, cultural e/ou político) em que foram produzidos.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas