Ensino de Geografia no/do contexto técnico-científico-informacional

ponderações a partir da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio

Autores

  • Raquel Almeida Mendes Unicamp

Palavras-chave:

ensino de Geografia, novas tecnologias, BNCC

Resumo

O presente trabalho busca discutir o contexto histórico da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e os sentidos geográficos de tecnologias informacionais e digitais presentes na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As ponderações partem, principalmente, da ideia de um ensino de Geografia na contemporaneidade, ou seja, no/do contexto técnico-científico-informacional e suas múltiplas facetas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso de técnicas de pesquisa de revisão bibliográfica e documental, impulsionada, principalmente, pela recorrência da discussão das novas tecnologias na BNCC e suas intercorrências para com o debate do mundo do trabalho, das práticas cidadãs e juventudes escolares. Tais aspectos nos aguçaram a pensar em que medida a Geografia e seus conceitos/categorias são mobilizados no tocante a essa discussão.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas