Geografia TikToker

uso de vídeo de 60 segundos no ensino de Geografia no Ensino Fundamental II

Autores

  • Fernanda Santana Ribeiro UFRRJ

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, linguagem digital, TikTok

Resumo

Este artigo disserta sobre o uso do aplicativo Tiktok no ensino de geografia no ambiente remoto. O objetivo é investigar as potencialidades do uso dos vídeos de 60 segundos para introdução ou para lecionar conceitos geográficos. Para investigarmos sobre o assunto realizamos uma pesquisa com os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Municipal José Eulálio de Andrade, na cidade de Paty do Alferes-RJ. Analisamos resultados objetivos (análise das apostilas físicas) e subjetivos (engajamento da turma) e questionários fechados aplicado aos alunos. Constatou-se que o uso dessa ferramenta promove um grande engajamento entre os alunos e que é possível ser usada para ensinar/aprender geografia de uma forma dinâmica, criativa e divertida.

Downloads

Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas