Globalização em sala de aula
contribuições de prática de ensino em Geografia na pandemia de covid-19
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, globalização, prática de ensinoResumo
O ensino de Geografia se estabelece em paralelo, porém não necessariamente distante, do que denominamos de Geografia Acadêmica. Neste sentido muito se discute como o diálogo entre estas duas dimensões da geografia devem ocorrer e quais metodologias podem ser desenvolvidas para garantir tanto os objetivos estabelecidos pelos professores de Geografia quanto as reflexões acerca das contribuições dos autores utilizados no meio acadêmico por esses mesmos professores em seu período de graduação. Dentro deste movimento, este trabalho tem como objetivo refletir acerca do papel da Geografia em sala de aula bem como compartilhar experiências de práticas de ensino durante o contexto da pandemia de COVID 19 e as limitações existentes neste cenário para o professor de Geografia e a escola como um todo. No que diz respeito a formação do estudante enquanto sujeito e cidadão no processo de produção do espaço geográfico, se propõe neste trabalho uma experiência de prática de ensino a partir das contribuições de Milton Santos acerca da globalização e o desenvolvimento de espaços luminosos e espaços opacos e a desigualdade proveniente desta relação na produção do espaço urbano no cotidiano dos estudantes a partir de aulas remotas.