Linguagens de ensino e TICs na Geografia

as tiras da Mafalda e a transposição didática no ensino de Geografia Política

Autores

  • Luiz Henrique Andrade Unimes
  • Renata Barrocas Unimes

Palavras-chave:

tecnologias de informação e comunicação, história em quadrinhos, geografia escolar

Resumo

O emprego de inúmeras linguagens de ensino em sala de aula é uma realidade que vem propagando-se nos mais diversos componentes curriculares, entre os quais está incluso a Geografia, e muito colaboram no processo de ensino-aprendizagem, atendendo às demandas de criatividade e inovações que a área educacional tanto carece. Com o propósito de quebrar as barreiras do ensino tradicional, a utilização de recursos didáticos em sala de aula como as histórias em quadrinhos, a música, os elementos audiovisuais e as fotografias, contribuem não somente para facilitar a compreensão do educando acerca de várias temáticas apresentadas e consolidar a sua aprendizagem significativa, mas também para descomplexificar a rotina dos educadores. Além disso, tais práticas pedagógicas proporcionam a dinamização das aulas e oferecem um leque de possibilidades para que o professor possa aplicar em classe, usufruindo, também, das tecnologias disponíveis na atualidade, sendo estas grandes aliadas das linguagens de ensino. A Geografia Escolar tende a beneficiar-se com a inclusão de novas estratégicas pedagógicas na educação, buscando assim promover a identificação do aluno com determinadas áreas existentes dentro da própria ciência geográfica, como a Geografia Política. Frente a isso, achamos pertinente a realização desta pesquisa de iniciação científica voltada à elaboração de um material didático que colabore com o ensino de Geografia Política em sala de aula para os oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental, utilizando as histórias em quadrinhos da Mafalda como base para a concepção de propostas de atividades que visem despertar o senso crítico e a autonomia do indivíduo. Para tal, optamos pela construção de um website que, por sua vez, contará com a inclusão das diferentes linguagens de ensino e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), viabilizando um ambiente virtual ao docente com a finalidade de auxilia-lo no ensino de Geografia Política nas escolas.

Downloads

Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas