Mediações pedagógicas em Geografia ne educação social do Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia, Campinas - SP

Autores

  • Jessica Aparecida dos Santos Rodrigues Unicamp
  • Douglas Henrique da Silva Unicamp
  • Raphael Borges dos Santos Unicamp

Palavras-chave:

estágio supervisionado, educação não-formal, formação cidadã

Resumo

A partir da realização do Estágio Supervisionado em Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp no Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia, Campinas - SP, durante o primeiro semestre de 2021, o presente trabalho buscou compreender a potência das práticas educativas e do ensino geográfico na educação social. Para tanto, foram mobilizadas as noções de educação social, prática dialógica e cidadania pelo ângulo geográfico. Em virtude da pandemia de Covid-19, o estágio foi realizado em encontros semanais remotos, bem como se constituiu como uma primeira experiência de estágio dessa natureza tanto para o Instituto de Geociências quanto para o Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia. Ressaltamos a experiência com o grupo dos adolescentes, em atividade que buscou abordar a construção de políticas públicas, sobretudo a política de assistência social que rege o trabalho do educador social.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas