Novas formas de ensinar e aprender

geografias emergentes na cultura digital

Autores

  • Francisco Fernandes Ladeira Unicamp

Palavras-chave:

tecnologias da informação e comunicação, cognição, sala de aula

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão teórica e pesquisa empírica que buscará compreender em que medida o ensino de Geografia tem sido impactado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Embora o conceito de TICs seja amplo, nosso estudo se limitará à internet, enfatizando seu conteúdo (textos, vídeos e imagens presentes no espaço virtual) e os dispositivos utilizados para seu acesso (telefones celulares, tablets, smartphones, etc.). Para melhor entendimento sobre a temática levantada, abordaremos os impactos das TICs no processo de aprendizagem e as diferentes possibilidades para incorporação de tecnologias à dinâmica em sala de aula. Na pesquisa em campo, serão aplicados questionários para alunos e professores, realizadas observações de aulas em que docentes e discentes estiveram em contato com algum tipo de TIC e organizados grupos focais compostos por alunos e professores. De maneira geral, o impacto causado pelas TICs no ensino de Geografia na educação básica ainda é uma temática pouco explorada. Quando trabalhada no âmbito acadêmico, geralmente se restringe à análise sobre a incorporação das novas tecnologias como ferramentas didático-pedagógicas. Nesse sentido, pretendemos conceber as TICs não somente como mais um recurso didático, mas como objeto de estudo a ser analisado em seus potenciais aspectos positivos e negativos sob o ponto de vista pedagógico. Por fim, é importante frisar que, a presente pesquisa se encontra em processo inicial. Logo, poderá sofrer revisões em sua metodologia, a partir dos resultados que forem sendo obtidos ao longo das etapas de realização da mesma.

Downloads

Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas