O uso de ferramentas tecnológicas aliadas ao ensino da Geografia na construção de indivíduos críticos e pensantes

experiências a partir da criação de podcast

Autores

  • Karina de Araújo Gomes Ferreira UFSCar — Sorocaba
  • Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz UFSCar — Sorocaba
  • Karolina Cardozo Dias UFSCar — Sorocaba

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, extensão, podcast

Resumo

As contribuições da Geografia na compreensão do espaço geográfico têm sua importância e essa contribuição torna-se bastante relevante quando trazemos ela para o nosso cotidiano, entretanto, as potencialidades de reflexão, problematização e compreensão das dinâmicas socioespaciais da Geografia não são sempre reconhecidas, à abordagem vaga dos conteúdos tem bastante responsabilidade no reconhecimento dessa ciência. A partir disso, as iniciativas na ampliação de abordagens que promovem o diálogo da Geografia com o cotidiano têm se tornado cada vez mais necessárias. Por muito tempo a aplicação desta ciência estava distante do seu papel na construção da criticidade dos indivíduos e o objetivo deste trabalho é compartilhar a experiência do projeto de extensão:“Geografia na vida: Refletindo sobre temas da Geografia e sua relação com a vida cotidiana”, utilizando de metodologias na elaboração de um Podcast com participação de alunos do Ensino Médio.

Downloads

Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas