TDICs, ensino de Geografia e o raciocínio geográfico

construindo aproximações e explorando suas possibilidades junto ao PIBID

Autores

  • Geane Cleisa Nogueira da Silva Unicamp
  • Tânia Seneme do Canto Unicamp

Palavras-chave:

tecnologias digitais, novas linguagens, raciocínio geográfico

Resumo

Este trabalho busca apresentar algumas reflexões acerca das possíveis contribuições das TDICs para o desenvolvimento do raciocínio geográfico no ensino de geografia, através de uma pesquisa exploratória realizada junto ao projeto de geografia do programa PIBID – Unicamp. Partindo da indagação: “Como as linguagens produzidas por meio das TDICs podem auxiliar no desenvolvimento do raciocínio geográfico?”, buscou-se dialogar com autoras que investigam as tecnologias digitais, como Kenski (2008), Gourlay (2017), Tonetto e Tonini (2018), e autoras/es que pesquisam o Ensino de Geografia e o raciocínio geográfico, como Cavalcanti (2012, 2019), Ascenção e Valadão (2014, 2017b), Girotto (2015), Santos e Souza (2021) entre outros. Trata-se de uma pesquisa de mestrado, com participação de estudantes de Licenciatura em Geografia que integram o PIBID. Os resultados foram obtidos por meio de uma oficina que ainda está em andamento.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas