TDICs, ensino de Geografia e o raciocínio geográfico
construindo aproximações e explorando suas possibilidades junto ao PIBID
Palavras-chave:
tecnologias digitais, novas linguagens, raciocínio geográficoResumo
Este trabalho busca apresentar algumas reflexões acerca das possíveis contribuições das TDICs para o desenvolvimento do raciocínio geográfico no ensino de geografia, através de uma pesquisa exploratória realizada junto ao projeto de geografia do programa PIBID – Unicamp. Partindo da indagação: “Como as linguagens produzidas por meio das TDICs podem auxiliar no desenvolvimento do raciocínio geográfico?”, buscou-se dialogar com autoras que investigam as tecnologias digitais, como Kenski (2008), Gourlay (2017), Tonetto e Tonini (2018), e autoras/es que pesquisam o Ensino de Geografia e o raciocínio geográfico, como Cavalcanti (2012, 2019), Ascenção e Valadão (2014, 2017b), Girotto (2015), Santos e Souza (2021) entre outros. Trata-se de uma pesquisa de mestrado, com participação de estudantes de Licenciatura em Geografia que integram o PIBID. Os resultados foram obtidos por meio de uma oficina que ainda está em andamento.