Expansão urbana e a ocupação da microbacia do Córrego Águas da Veada – Ourinhos/SP

Autores

  • Weslei Reghini de Moraes Universidade Estadual Paulista
  • Andrea Aparecida Zacharias Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1837

Palavras-chave:

Ourinhos. Urbanização. Microbacia. Geoprocessamento

Resumo

Este trabalho objetiva discutir o processo histórico de ocupação da microbacia do córrego Águas da Veada localizado no município de Ourinhos/SP e o produto final será um mapeamento representando os momentos de urbanização, respeitando um intervalo de classes de 10 anos. Com isso espera-se chegar a um panorama de como se deu a expansão urbana na microbacia e quais as consequências socioambientais e econômicas causadas pelos tipos de uso ali presentes. Este resultado será mediado por técnicas de geoprocessamento e o software empregado será o ArcGis 10.

Biografia do Autor

  • Weslei Reghini de Moraes, Universidade Estadual Paulista
    Pós-graduação em Geografia
  • Andrea Aparecida Zacharias, Universidade Estadual Paulista
    Pós-graduação em Geografia

Referências

BOSCARIOL, R. A. 2008. 250f. Formação socioespacial e expansão urbana do município de Ourinhos/SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Campus Experimental de Ourinhos – UNESP/SP. 2009.

CONTE, H. C.; FRESCA, T. M. Cidades médias: percursos conceituais e dealidade – o exemplo de Foz do Iguaçu – PR. Revista Geografar. Curitiba, v. 6, n.1, p. 192-211, jun./2011.

DEL RIOS, J. Ourinhos: Memórias de uma cidade paulista. Ourinhos, SP: Prefeitura Municipal, 1992. P. 255.

FILHO, O. M.; SERRA, R. V. Evolução e perspectivas do papel das cidades médias no planejamento urbano e regional. In: ANDRADE, T. A.; SERRA, R. V. Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro, IPEA, 2001. Capítulo 1, p. 1 a 34.

MARTINELLI, M. Cartografia dinâmica: tempo e espaço nos mapas. Geousp – Espaço e tempo, São Paulo, Nº 18, pp. 53 – 66, 2005.

SOARES, B. R. Repensando as cidades médias brasileiras no contexto da globalização. Uberlândia - MG: Universidade Federal de Uberlândia, 18 de jun. de 1998. Palestra ministrada junto ao Programa de Pós Graduação em Geografia.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão