Desmatamento nas margens da estrada da EMADE no município de Tefé-AM, uma análise dos anos de 1990 e 2015

Autores

  • Zerlison da Silva Conceição Universidade do Estado do Amazonas
  • João Cândido André da Silva Neto Universidade Federal do Amazonas
  • Natacha Cíntia Regina Aleixo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1884

Palavras-chave:

Desmatamento. Sistema de Informação Geográfica. Tefé. Amazonas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral mapear a área da Estrada da EMADE identificando o desmatamento realizado pela ação antrópica a partir da Empresa Amazonense de Dendê (EMADE) no município de Tefé-AM. Nesse estudo foi possível identificar as áreas que foram desmatadas, através do processo de análise das imagens do sensoriamento remoto dos satélites landsat 5 e 8,  em diferentes anos (1990 a 2015), processadas  pelo Sistema de Informação Geográfica, o (SIG). Por meio desse procedimento foi possível obter classe de queimada, classe de desmatamento, classe de floresta, classe de corpos d’água e a classe de solo exposto. Também foram elaborados mapas para identificação da quantidade e qualidade das informações relacionadas ao desmatamento nas margens da estrada da EMADE na cidade de Tefé-AM.

Biografia do Autor

Zerlison da Silva Conceição, Universidade do Estado do Amazonas

Geografia

João Cândido André da Silva Neto, Universidade Federal do Amazonas

Geografia

Natacha Cíntia Regina Aleixo, Universidade Federal do Amazonas

Geografia

Referências

CAMARA, G. Sistema de Informação Geográfica para Aplicações Ambientais e Cadastrais, uma nove visão, (Instituto Nacionais de Pesquisas Espaciais) INPE 1997.

CARVALHO, S. Análise temporal do Uso da terra e Cobertura Vegetal da Bacia Hidrográfica do Igarapé Xidarini Médio Solimões-am, (TCC, UEA) Tefé-Am, 2014.

CASSETI, V. Ambiente e apropriação do relevo. 2 ed. Contexto, 1995.

FITZ, P. R. Geoprocessamento sem Complicação Paulo Roberto Fitz. --São Paulo: Oficina de textos, 2008.

FLORENZANO, T. G. Iniciação em Sensoriamento RemotoTeresa Galloti Florenzano - São Paulo: Oficina de texto, 2007.

MENDONÇA, F de A. Geografia e Meio Ambiente Francisco de Assis. Mendonça 3º. ed. São Paulo: contexto, 1998- (caminhos de geografia)

MOREIRA, R. Pensar e ser em geografia: Ensaios de História, Epistemologia e Ontologia do Espaço Geográfico. -2. Ed - São Paulo: Contexto, 2011.

ROSS, J. Ecogeografia do Brasil: Subsídios para Planejamento Ambiental. São Paulo: Oficina de textos, 2006.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção / Milton Santos. -4. Ed. 2. Reimpr. -São Paulo: Editorada Universidade de São Paulo: 2006. -(Coleção Milton Santos; 1).

SILVA NETO J.C.A. da; ALEIXO, N.C.R. Apropriação da natureza e processos erosivos na Região do Médio Solimões–AM. Revista GeoUECE -Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE Fortaleza/CE, v. 3, nº 4, p. 151-176, jan./jun. 2014.

SILVA, D. Geotecnologias e a problemática dos resíduos sólidos urbanos em TEFÉ-AM. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) Universidade Federal do Amazonas, 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Uso e ocupação das terras e legislação ambiental