A influência da expansão urbana em APP: ênfase ao perímetro urbano de Santa Gertrudes - SP

Autores

  • Helton Henrique Alvarinho Universidade Estadual Paulista
  • Andréia Medinilha Pancher Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1889

Palavras-chave:

Urbanização. Análise evolutiva. Impactos ambientais. Áreas de Proteção Permanente

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a expansão urbana, e os reflexos nas Áreas de Proteção Permanente (APP) no perímetro urbano do município de Santa Gertrudes-SP (cenários de 1995 e 2010), através do uso de geotecnologias. Assim, foi realizado o mapeamento de uso do solo urbano dos dois cenários por meio de fotointerpretação, e por vetorização manual das feições de interesse no SIG ArcGIS. Também, efetuou-se a análise de distância (buffer), com base na legislação vigente (Lei no 12.651/2012), relativa às Áreas de Proteção Permanente (APP). Para os dois cenários, foram produzidas as faixas de proteção, as quais foram sobrepostas aos mapas de uso do solo urbano, resultando nos Mapas de Conflito de Uso. Com base nos resultados, constatou-se que apesar do aumento da vegetação em algumas áreas, principalmente as matas ciliares, não houve uma recuperação da maior parte das áreas analisadas, as quais em grande maioria estão completamente desprotegidas.

Biografia do Autor

  • Helton Henrique Alvarinho, Universidade Estadual Paulista
    Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento
  • Andréia Medinilha Pancher, Universidade Estadual Paulista
    Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento

Referências

ABREU, M. A. Sobre a Memória das Cidades. In: Revista Território – LAGET/UFRJ, n° 4, Ano III, Jan/Jun. 1996. Disponível em <http://www.revistaterritorio.com.br/pdf/04_2_abreu.pdf.> Acesso em: 10 de setembro, 2016.

ALVARINHO, H. H. O uso das Geotecnologias para Análise de Expansão Urbana de Santa Gertrudes/SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia), Rio Claro: IGCE/UNESP, 2016.

ASPACER (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento). Disponível em: http://www.aspecer.com.br. Acessado em: junho de 2012.

BAENINGER, R. Crescimento das Cidades: metrópole e Interior do Brasil. In: ______. (Org.). População e Cidades subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Campinas: Núcleo de Estudos de População-NEPO/Unicamp; Brasília: UNFPA, 2010, p. 209-222.

LANDIM, P. M. B. O Grupo Passa Dois na Bacia do Rio Corumbataí (SP). Boletim Divisão Geologia e Mineralogia/DNPM, nº. 252, 1967.

RICHARDS, J. O. H. N. A. Remote sensing digital image analysis. 2. ed. Springer – Verlag, Berlim, 1993.

SANTOS, M. A Urbanização Brasileira, 5. ed., 2. Reinpr. Edusp, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Uso e ocupação das terras e legislação ambiental