Mudanças no uso e ocupação do solo em microbacia urbana e processos erosivos: uma análise multitemporal

Autores

  • Maria Luiza Appoloni Zambom Universidade Federal de São Carlos
  • Thiago Augusto de Paula Pepe Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcilene Dantas Ferreira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1909

Palavras-chave:

Erosão. Área urbana. Avaré

Resumo

Os processos erosivos em uma dada região representam uma condição ambiental básica e fundamental para realização de projetos que vão desde planos diretores até o parcelamento do solo. Portanto, o objetivo deste trabalho é comparar os processos erosivos existentes no Parque Ecológico da Água do Camargo no período de 2004 a 2015 e relacionar os dados obtidos com as mudanças de uso e ocupação do solo ocorridas na microbacia. Assim, utilizando-se o software gratuito QuantumGis versão 2.18 e as imagens disponíveis no Google Earth Pro (2004 e 2015), foi gerada inicialmente a carta de delimitação da microbacia, de uso e ocupação do solo e de inventário de processos erosivos para os respectivos anos. Dessa forma, a partir da análise multitemporal realizada, foi possível demonstrar a relação direta entre a evolução do processo erosivo da área e o aumento das áreas urbanizadas na microbacia de estudo.

Biografia do Autor

  • Maria Luiza Appoloni Zambom, Universidade Federal de São Carlos
    Departamento de Ciências Ambientais
  • Thiago Augusto de Paula Pepe, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Departamento de Ciências Ambientais
  • Marcilene Dantas Ferreira, Universidade Federal de São Carlos
    Departamento de Engenharia Civil

Referências

ALMEIDA FILHO, G. S. Diagnóstico de processos erosivos lineares associados a eventos pluviosos no município de Bauru,SP. Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP. 2000.

AVARÉ. Lei Ordinária Nº 53, de 25 de abril de 2001. Cria o Parque Ecológico Água do Camargo Prof.ª Terezinha Teixeira de Freitas e dá providências correlatas. Acesso em:<http://consulta.siscam.com.br/camaraavare/Documentos/Documento/100544>. Acesso em jan, 2017.

CEPAGRI. Clima dos Municípios Paulistas. Disponível em:<http://www.cpa.unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_052.html>. Acessoemjan, 2017.

Dantas-Ferreira,M.; Pejon,O (2006) Erosion inventory in the region of São Pedro and Barra Bonita cities, state of São Paulo, Brazil in 10th International Congress of the IAEG (International Association for Engineering Geology and the Environment). Nottingham.

Dantas-Ferreira, M (2008) Proposta de índice de processos erosivos acelerados a partir de levantamento e diagnóstico Geológico-Geotécnico de áreas degradadas. 447p. Tese de Doutorado – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

IBGE CIDADES. Disponível em:<http://cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/municipio/3504503>. Acesso em jan, 2017.

Lewis, D. J., Tate, K.W. e Haper, J.M. (2000) Sediment delivery inventory and monitoring- a method for water quality management in rangeland watersheds. UC-

DANR, publication 8014.Morgan, R. P. C. Erosión y conservacióndelsuelo. Madri: Ediciones Mundi-Prensa. 1996. 343p.

Morgan, R. P. C. (1996)Erosión y conservación del suelo. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid. 343p.

RELATÓRIO TÉCNICO. Diagnóstico dos processos de erosão na área urbana do município de Avaré-SP”. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT. 2015.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Uso e ocupação das terras e legislação ambiental