Educação em solos: uma experiência pedagógica com ênfase na erosão hídrica do solo

Autores

  • Cibele Stefanno Saldanha Universidade Federal de Santa Maria
  • Tuane Telles Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Mauro Werlang Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo Pontes Universidade Federal de Santa Maria
  • Letícia Ramires Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1948

Palavras-chave:

Solos na escola. Erosão. Cobertura vegetal.

Resumo

O solo desempenha um importante papel na regulação e equilíbrio ambiental.Nesta pesquisa o objetivo foi conduzir experimentos voltado aos processos da erosão hídrica, bem como conceito, tipos, modos de ocorrência do destacamento e transporte das partículas do solo com os educandos da turma 72 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha localizada no município de Santa Maria,RS. Foram abordados temas relacionados a  erosão hídrica o destacamento e transporte de materiais na forma de partículas do solo ou movimentos de massas do solo de um local para outro sobre a ação da chuva e do escoamento. Os efeitos negativos dela estão associados às regiões de equilíbrio delicado, cujo solo é muito susceptível a erosão. A falta de cobertura vegetal, juntamente com as características das precipitações, são fatores que interferem neste processo com intensidade e frequência. A pesquisa resultou-se que os educandos demonstraram através das atividades propostas domínio do conhecimento

Biografia do Autor

Cibele Stefanno Saldanha, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Geociências

Tuane Telles Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Geociências

Mauro Werlang, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Geociências

Rodrigo Pontes, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Geociências

Letícia Ramires, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Geociências

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos, apresentação dos temas transversais. Brasília : MEC/SEF, 1998.

FERREIRA, P. H. de M.; Princípios de manejo e conservação do solo. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1981.

GUERRA, A.J.T.; SILVA, A.S. da; BOTELHO, R.G.M. Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. 340 p.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Agricultura. Manual de conservação do solo e água: uso adequado e preservação dos recursos naturais renováveis. 3. ed. atualizada. Porto Alegre, 1985. 287 p.

LIMA, Herlander Mata. Introdução à Modelação Ambiental: Erosão Hídrica. Funchal (Portugal), 2010.

LIMA, M. R. O solo no ensino fundamental: situação e proposições. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2002. 33 p.

MAGALHÃES, Ricardo Aguiar. Erosão: Definições, Tipos e Formas de Controle. VII Simpósio Nacional de Controle de Erosão. Goiânia- GO, 03 a 06 de maio de 2001.

MUGLLER, C. C.; SOBRINHO, F. A.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, n. 4, v. 30, Julho – agosto. 2006.

REICHARDT, K. Porque estudar os solos? Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1988, Campinas. Anais de congresso em CD-ROM.

ROOSE, E. (1997). Erosion et Ruissellement em Afrique de L’Ouest, Traveaux et Documents de l’O.R.S.T.O.M, nº 78. Paris.

LIMA, M. R. O solo no ensino fundamental: situação e proposições. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2002. 33 p.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino