Educação em solos: uma experiência pedagógica com ênfase na erosão hídrica do solo

Autores

  • Cibele Stefanno Saldanha Universidade Federal de Santa Maria
  • Tuane Telles Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Mauro Werlang Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo Pontes Universidade Federal de Santa Maria
  • Letícia Ramires Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1948

Palavras-chave:

Solos na escola. Erosão. Cobertura vegetal.

Resumo

O solo desempenha um importante papel na regulação e equilíbrio ambiental.Nesta pesquisa o objetivo foi conduzir experimentos voltado aos processos da erosão hídrica, bem como conceito, tipos, modos de ocorrência do destacamento e transporte das partículas do solo com os educandos da turma 72 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha localizada no município de Santa Maria,RS. Foram abordados temas relacionados a  erosão hídrica o destacamento e transporte de materiais na forma de partículas do solo ou movimentos de massas do solo de um local para outro sobre a ação da chuva e do escoamento. Os efeitos negativos dela estão associados às regiões de equilíbrio delicado, cujo solo é muito susceptível a erosão. A falta de cobertura vegetal, juntamente com as características das precipitações, são fatores que interferem neste processo com intensidade e frequência. A pesquisa resultou-se que os educandos demonstraram através das atividades propostas domínio do conhecimento

Biografia do Autor

  • Cibele Stefanno Saldanha, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Geociências
  • Tuane Telles Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Geociências
  • Mauro Werlang, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Geociências
  • Rodrigo Pontes, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Geociências
  • Letícia Ramires, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Geociências

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos, apresentação dos temas transversais. Brasília : MEC/SEF, 1998.

FERREIRA, P. H. de M.; Princípios de manejo e conservação do solo. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1981.

GUERRA, A.J.T.; SILVA, A.S. da; BOTELHO, R.G.M. Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. 340 p.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Agricultura. Manual de conservação do solo e água: uso adequado e preservação dos recursos naturais renováveis. 3. ed. atualizada. Porto Alegre, 1985. 287 p.

LIMA, Herlander Mata. Introdução à Modelação Ambiental: Erosão Hídrica. Funchal (Portugal), 2010.

LIMA, M. R. O solo no ensino fundamental: situação e proposições. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2002. 33 p.

MAGALHÃES, Ricardo Aguiar. Erosão: Definições, Tipos e Formas de Controle. VII Simpósio Nacional de Controle de Erosão. Goiânia- GO, 03 a 06 de maio de 2001.

MUGLLER, C. C.; SOBRINHO, F. A.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, n. 4, v. 30, Julho – agosto. 2006.

REICHARDT, K. Porque estudar os solos? Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1988, Campinas. Anais de congresso em CD-ROM.

ROOSE, E. (1997). Erosion et Ruissellement em Afrique de L’Ouest, Traveaux et Documents de l’O.R.S.T.O.M, nº 78. Paris.

LIMA, M. R. O solo no ensino fundamental: situação e proposições. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2002. 33 p.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino