Expansão urbana e dinâmica marinha da praia da costa no município de Barra dos Coqueiros - Sergipe

Autores

  • Tais Kalil Rodrigues Universidade Federal de Sergipe
  • Sinthia de Araújo Barreto Universidade Federal de Sergipe
  • Eliel Santos de Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1992

Palavras-chave:

Expansão urbana. Clima de ondas. Tempestades

Resumo

A expansão urbana no município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, aumentou significativamente nos últimos 10 anos, principalmente depois da construção da ponte interligando o município com a capital do estado, Aracaju. O Objetivo desse trabalho é analisar a expansão urbana próximo à linha de costa, em decorrência da construção de condomínios, hotéis e casas e investigar a dinâmica marinha na região da praia da Costa. Sendo assim, foi realizado um estudo histórico sobre a área e analisado como durante os últimos anos essa expansão urbana se intensificou, para obter os resultados do clima de ondas utilizou-se o programa Sistema de Modelagem Costeira SMC – Brasil. Com isso verificou-se que a ocupação próxima ou sobre a linha de costa na área em estudo traz riscos à população local, fazendo-se necessário a adoção de ações para a gestão da área em estudo.

Biografia do Autor

Tais Kalil Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe

Sinthia de Araújo Barreto, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe

Eliel Santos de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe

Referências

ALMEIDA, L. R.; AMARO, V. E; MARCELINO, A. M. T; SCUDELARI, A. D. 2015. Avaliação do clima de ondas da praia de Ponta Negra (RN, Brasil) através do uso do SMC-Brasil e sua contribuição à gestão costeira. Revista de Gestão Costeira Integrada, vl. 15 nº 2 pg. 135-151.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional n.º 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

CAMARGO, R.; HARARI, J.; BISCARO, T. S.; BIAZETO, B. 2002. Avaliação das previsões em maré meteorológica realizadas com o Princeton ocean model no laboratório MASTER/IAG/USP. XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu, PR, Brasil.

CAMUS, P.; MENDEZ, F.J; MEDINA, R.; TOMAS, A.; IZAGUIRRE, C. 2013. High resolution downscaled ocean waves (DOW) reanalysis in coastal areas. CoastalEngineering, 72: 56-68.

COSTA, V. S. Território em mutação: a implantação de central geradora eólica em Sergipe. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE.

ESTEVES, L. S.. Variabilidade espaço-temporal dos deslocamentos da linha de costa no Rio Grande do Sul. 2004. 139f. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Geociências, FURGS.

GAGLIARDI, M. H. 2013. Análise de Riscos Costeiros a Eventos Atmosféricos Extremos no Litoral Sul do Estado de São Paulo – Estudo de caso na região da Desembocadura de Cananéia,.

MMA. Projeto orla: fundamentos para gestão integrada / Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. – Brasília: MMA, 2006.

MARIA, L. Expansão urbana e qualidade ambiental no litoral de João Pessoa-PB. 2009.Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

NUNES, A. L. Determinação das marés meteorológicas na região da baía do espírito santo e sua influência na drenagem de águas continentais. 2007. 133f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico.

PEREIRA, P. S.; WELLINGTON, J. C. V.. Do território do vazio ao “paraíso urbano”: o imobiliário-turístico na Barra dos Coqueiros (SE). VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, Salvador, 2013.

SMC-BRASIL. Documento síntese do seminário internacional Brasil – Espanha apoio à gestão da costa brasileira. 2013.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Dinâmica e Gestão de Zonas Costeiras