Aspectos do nível de análise da estrutura superficial, no contexto de estudo geomorfológico da Ilha do Cardoso (litoral sul de São Paulo)

Autores

  • Pedro Michelutti Cheliz Universidade Estadual de Campinas
  • Regina Célia de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2014

Palavras-chave:

lha do Cardoso. Estrutura superficial

Resumo

Apresenta-se aspectos do nível de análise da estrutura superficial da Ilha do Cardoso, no contexto de um estudo geomorfológico em diálogo com a concepção tripartide de Ab`Saber (1969). Distingue-se os registros da Estrutura Superficial primeiramente pela vinculação aos compartimentos das Serranias e ao das Planícies. Apresenta-se vinculados as Serranias caracterização de superfícies de aplainamento, depósitos de blocos de fundo de escarpa e depósitos de costões rochosos.  Vinculados as Planícies, elencam-se dados das variações granulomêtricas dos conjuntos sedimentares litorâneos, perfis praiais e suas oscilações. Propõe-se discussão de vinculação dos registros com atributos morfodinâmicos da Ilha, distintos posicionamentos altimétricos e associações com litotipos.

Biografia do Autor

Pedro Michelutti Cheliz, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de doutorado do CNPQ.

Regina Célia de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas.

Referências

AB’SÁBER, A. N. . Contribuição a Geomorfologia do Litoral Paulista. Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Geografia ano XVII. 1955.

______. Um conceito de geomorfologia a serviço das pesquisas sobre o quaternário. Geomorfologia, n.18, 1969

Cheliz, P. Contribuição a Compartimentação do Relevo da Ilha do Cardoso. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas. 2015.

Cheliz, P; Oliveira, R. Contribuições a Compartimentação do Relevo da Ilha do Cardoso, com Ênfase em Fatores Morfodinâmicos. XI Encontro Nacional da Anpege. 2016

CRUZ, O. A serra do mar e o litoral na área de Caraguatatuba-SP: contribuic̜ão à geomorfologia litorârea tropical. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1974.

MAACK, R. Breves notícias sobre a Geologia dos Estudos do Parana e Santa Catarina. Arquivos de Biologia e Tecnologia, Curitiba, 1947.

Nicohls, G. Sedimentology and Stratigraphy. 2001.

SCHUMM, S. A. & CHORLEY, R. J. Talus weathering and scarps recession in the Colorado plateau. Zeitschrift für Geomorphologie, Berlin, 10(1). 1996.

Tricart, J. Ecodinâmica. 1977.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Dinâmica e Gestão de Zonas Costeiras