Desenvolvimento local e conservação: o caso do município de Ubatuba, São Paulo (BR)

Autores

  • Kelly Cristina de Melo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2028

Palavras-chave:

Ubatuba. Unidades de Conservação. Patrimônio Natural. Paisagem

Resumo

O litoral norte do Estado de São Paulo caracterizou-se como uma região marginal às grandes cidades paulistas até meados da década de 1970, acarretando, durante este período, estagnação econômica de seus municípios, mas também manutenção de seu patrimônio natural. Se por um lado a diversidade do ambiente mantém uma paisagem litorânea única, por outro gera grande complexidade no uso e ocupação da terra. Por meio de uma abordagem integrada da paisagem buscou-se compor um cenário de síntese para compreensão da organização socioespacial. A pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, levantamentos de campo e análises sobre as principais características e atributos do meio. Ressalta-se que as políticas públicas destinadas a conservação da biodiversidade não incluíram em seu escopo medidas de proteção às comunidades tradicionais, ou mesmo à população local de uma maneira geral, permitindo a contínua descaracterização dos hábitos, tradições e modos de vida

Biografia do Autor

  • Kelly Cristina de Melo, Universidade de São Paulo
    Laboratório de Climatologia e Biogeografia, Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo.

Referências

ADAMS, C. Caiçaras na mata atlântica: pesquisas científicas versus planejamento e gestão ambiental. São Paulo, Ed. Annablume: Fapesp. 336p. 2000.

BUCHIANERI, V.C. Geração da serie histórica de vazão por meio do Modelo SMAP, subsídio para o plano de manejo da bacia do rio Grande de Ubatuba. Dissertação. ESALQ. Piracicaba. 2004

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades – Ubatuba. Disponível em http://www.cidades.ibge.gov.br/ acesso em 15/01/17.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS. Carta Geotécnica do Município de Ubatuba, SP. São Paulo. IPT-IG. 1991.

________________________________________Diagnóstico da situação atual dos recursos hídricos da unidade de gerenciamento dos recursos hídricos do Litoral Norte. (CD). Ubatuba, Comitê de bacias hidrográficas do Litoral Norte, 2000.

_______________________________________Plano de gerenciamento de recursos hídricos do Litoral Norte (CD). Ubatuba, Comitê de bacias hidrográficas do Litoral Norte, 2001.

LUCHIARI, M.T Turismo, natureza e cultura caiçara: um novo colonialismo? In: Serrano, C & Bruhns, H (org). Viagens à natureza: turismo, cultura e ambiente. Campinas. Ed. Papirus, p 59-84. 1998.

_____________ O lugar no mundo contemporâneo: turismo e urbanização em Ubatuba – SP. Tese de Doutorado. IFCH – UNICAMP, São Paulo. 2000.

PANIZZA, A. C. Imagens orbitais, cartas e coremas: uma proposta metodológica para o estudo da organização e dinâmica espacial: aplicação ao município de Ubatuba, Litoral Norte, Estado de São Paulo, Brasil. 2004. 302f. Tese (Doutorado em Geografia), F.F.L.C.H., Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

PICCOLO, P.R. Ensaio Metodológico sobre a ocupação humana e as transformações no mosaico ambiental na fazenda da Picinguaba, SP (PESM) nos períodos de 1962 e 1990. Dissertação de Mestrado, Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP. 1992.

SILVA, A.C. O Litoral Norte do estado de São Paulo (formação de uma região periférica). Tese de doutorado. FFLCH-USP, São Paulo. 1975.

SILVA, F. L. M. O risco geológico associado à ocupação de áreas de mineração no município de Ubatuba (SP). Dissertação de Mestrado. Instituto de Geociências, UNICAMP. Campinas, SP. 1995.

RAIMUNDO, S. Nos bananais de Ubatuba (SP): dilemas e desafios para a gestão das unidades de conservação de proteção integral com comunidades tradicionais residentes. São Paulo, Universidade de São Paulo. Dissertação de mestrado. 2001. 168p

______________As ondas do Litoral Norte (SP): Difusão espacial das práticas caiçaras e do veraneio no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar (1966-2001). Tese de Doutorado. Instituto de Geociências, UNICAMP. 2007.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Biogeografia, Manejo de Áreas Naturais e Protegidas: Conservação da Biodiversidade