Contribuição à avaliação da criação de simbologias para mapeamentos geomorfológicos sobre imagens anáglifos georreferenciadas em ambiente SIG

Autores

  • Leticia Giuliana Paschoal Universidade Federal de Tocantins
  • Fernando de Morais Universidade Federal de Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2084

Palavras-chave:

Cartografia digital. Imagem tridimensional. Feições geomorfológicas. StereoPhoto Maker. Técnicas de mapeamentos

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo avaliar a criação de simbologias sobre imagens anáglifos em meio digital, de forma a permitir a identificação de feições que compõem o relevo e a simultânea vetorização dos mesmos, em ambiente computacional. Para tanto, foi selecionado um fragmento da bacia hidrográfica do rio Palmeiras (TO), inserida no contexto das mais significativas paisagens cársticas do Brasil central. A metodologia constitui-se em gerar imagens anáglifos com base em pares de fotografias aéreas digitais, na escala 1:45.000, do ano de 1964, com auxílio do aplicativo StereoPhoto Maker. Em seguida, as potencialidades de seu aproveitamento na construção dos mapas geomorfológicos, com ênfase na identificação e vetorização das feições encontradas na área foram avaliadas em ambiente SIG.  Os resultados apontam para o fato de que os procedimentos adotados nesse trabalho fornecem subsídios para que quaisquer dados de morfografia e morfogênese, vinculados ao processo operacional do mapeamento geomorfológico seja realizado.

Biografia do Autor

  • Leticia Giuliana Paschoal, Universidade Federal de Tocantins
    Departamento de Geografia
  • Fernando de Morais, Universidade Federal de Tocantins
    Departamento de Geografia

Referências

CNRS Legende pour la carte geomorphplogique de la France au 1:50.000. Traduzido e adaptado para o espanhol por Serrat, et al., 1976, Centre National de La Recherche Scientifique, 66 p. 1971.

PASCHOAL, L. G.; CONCEIÇÃO, F. T.; CUNHA, C. M. L. Utilização do ArcGis 9.3 na elaboração de simbologias para mapeamentos geomorfológicos: Uma aplicação na área do Complexo Argileiro de Santa Gertrudes/SP. 2010. In: VIII Simpósio Nacional de Geomorfologia. Recife: 2010, 13 p.

SIMON, A. L. H. A dinâmica de uso da terra e sua interferência na morfohidrografia da bacia do Arroio Santa Bárbara - Pelotas (RS). Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

SOUZA, T. A. de.; OLIVEIRA, R. C. Avaliação da potencialidade de imagens tridimensionais em meio digital para o mapeamento geomorfológico. Revista GeoNorte. Manaus/AM, Edição Especial, v.2, n.4, p.1348 – 1355, 2012.

TRICART, J. Principes et méthodes de la géomorphologie. Paris: Masson, 1965.

VERSTAPPEN, H. T.; ZUIDAM, R. A. van. ITC System of geomorphological survey. Manual ITC Textbook, Netherlands: Enschede, 1975, v. 1, cap. 8.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geotecnologias e Modelagem Espacial em Geografia Física