Ensino de geografia física através do trabalho de campo: um relato sobre a Lagoa do Açu, região norte do estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2106Palavras-chave:
Mudanças na paisagem. Hidrogeografia. Rio Paraíba do SulResumo
Neste trabalho objetivou-se realizar um relato de experiência de uma atividade de campo realizada na lagoa do Açu, município de Campos dos Goytacazes, Norte do estado do Rio de Janeiro, como requisito parcial da disciplina Geologia Geral do curso de licenciatura em Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé. A lagoa do Açu trata-se de um ambiente costeiro, onde há ocorrência de manguezais e restingas, bem como do Parque Estadual da Lagoa do Açu, criado como medida compensatória à implementação do Complexo Industrial e Portuário do Açu. Assume-se que o trabalho de campo é uma ferramenta de ensino fundamental na construção do saber, não podendo ser menosprezado, tendo em vista que no campo o aluno visualiza o que foi proposto em teoria, aproxima-se da realidade possibilitando a observação da paisagem, tornando possível, aprofundar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula e levantar novas possibilidades de análises.
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