Comparação das variáveis limnológicas do rio Toropi – RS e do rio Forqueta – RS

Autores

  • Andriele Prunzel Koglin Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise Berwanger Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2121

Palavras-chave:

Água. Rio Forqueta. Rio Toropi. Variáveis limnológicas

Resumo

A água é fundamental para as mais diversas formas de vida em nosso planeta. Assim, a realização do presente trabalho justifica-se visto que o conhecimento das variáveis limnológicas possibilita reverter irregularidades presentes na água. O trabalho objetiva comparar as amostras de água referente ao Rio Toropi – RS e outra ao Rio Forqueta – RS. A metodologia se deu em duas etapas. A primeira consistiu na coleta das amostras e na medição da temperatura in loco. A segunda ocorreu em laboratório, onde foram obtidos dados referentes ao pH, condutividade elétrica e Total de Sólidos em Suspensão (TSS). Como resultado obteve-se uma diferença de condutividade elétrica de 21 µS/cm-1 e um TSS quatro vezes maior no Rio Toropi; em contrapartida o Rio Forqueta possui o pH mais ácido e a temperatura mais elevada. Conclui-se que caso não houvesse a presença da leitaria próximo ao Rio Toropi, os resultados teriam valores mais equilibrados.

Biografia do Autor

Andriele Prunzel Koglin, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Geografia. Universidade Federal de Santa Maria

Denise Berwanger, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Geografia. Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BRASIL, Projeto Brasil das águas. A importância das águas. Disponível em: <http://brasildasaguas.com.br/educacional/a-importancia-da-agua/>. Acesso em: 15/12/16.

ESTEVES, F. A. Fundamentos de Limnologia. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 826 p. 2011.

KAISER, Eduardo André. Caracterização de variáveis limnológicas em função do uso da terra e do represamento fluvial. Relatório de estágio (Técnico em geoprocessamento) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2015.

KONRAD, Carlos Gillberto. Avaliação do Potencial Hidrogeológico do Município de Toropi-RS. Trabalho de Graduação – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2010.

SCHWARTZ, Deni Lineu. RESOLUÇÃO CONAMA Nº 20. Disponível em:

<http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res2086.html)>. Acesso

em: 14/03/2017.

SILVÉRIO DA SILVA, José Luiz. Cadastro dos recursos hídricos subterrâneos do município de Toropi-RS, com sistema de informação geográfica. 2006. XIV Congresso Brasileiro de águas subterrâneas. Disponível em: <https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/viewFile/22191/14543>. Acesso em: 17/12/16.

STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos na bacia hidrográfica do rio Forqueta (RS, Brasil) em múltiplas escalas espaciais. Tese de doutorado (Ecologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2011.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão