Avaliações de aspectos geomorfológicos e hidrológicos na bacia hidrográfica do rio Alcântara, São Gonçalo, leste metropolitano do Rio de Janeiro

Autores

  • Cilene Daudt Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Antônio Enagico Farias de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Wendel Guimarães Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Otávio Miguez da Rocha Leão Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2138

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica. Hidrologia urbana e Impactos ambientais

Resumo

 O presente trabalho tem como pressuposto analisar a degradação ambiental na bacia de drenagem do Rio Alcântara localizado no município de São Gonçalo (RJ). Pretende-se abordar os impactos físicos e sociais que influenciam esses ambientes, além de contribuir para o melhor entendimento da dinâmica fluvial da bacia, alterada pela expansão urbana. A mesma encontra-se altamente urbanizada com suas encostas e margens de canais densamente ocupados. Isso porque, devido à necessidade de se criar espaços muitas obras foram feitas, como a canalização de rios em grande parte sua extensão, tornando-os “rios invisíveis”, que contribui intensamente para alterações ao longo de toda bacia hidrográfica. Em áreas urbanas os solos são em grande parte impermeáveis, dificultando a infiltração da água e levando a existência do escoamento superficial, ocasionando a elevação da vazão em eventos pluviométricos de grande intensidade, suscitando as enchentes urbanas.

Biografia do Autor

  • Cilene Daudt Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ/FFP. Departamento de Geografia.
  • Antônio Enagico Farias de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ/FFP, Departamento de Geografia.
  • Wendel Guimarães Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP, Departamento de Geografia.
  • Otávio Miguez da Rocha Leão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP, Departamento de Geografia.

Referências

AFONSO, Anice Esteves; RODRIGUES, Felipe; ARMOND, Nubia; BRANDÃO, Rafael; MORELLI, Rafaela. Análise da dinâmica fluvial do rio Imboacú (São Gonçalo, RJ): um enfoque a partir da consciência ambiental. In: Anais do II Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Sudeste. Rio de Janeiro. Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2008.

BOTELHO, Rosangela Garrido. Planejamento Ambiental em Microbacia Hidrográfica. In: GUERRA, Antonio Teixeira; SILVA, Antônio; BOTELHO, Rosangela Garrido (Org.). Erosão e Conservação dos Solos: conceitos, temas e aplicações. p. 269-300. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2007.

NASCIMENTO, Julliana Peclat ; ROSÁRIO, Luana; AFONSO, Anice; BARROS, Rafael. A utilização do programa Google Earth na Educação Ambiental: uma experiência na bacia do rio Marimbonso – São Gonçalo/RJ. XXIII Congresso Brasileiro de Cartografia, p.1259- 1263. Rio de Janeiro. 2007.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão