Avaliações de aspectos geomorfológicos e hidrológicos na bacia hidrográfica do rio Alcântara, São Gonçalo, leste metropolitano do Rio de Janeiro

Autores

  • Cilene Daudt Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Antônio Enagico Farias de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Wendel Guimarães Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Otávio Miguez da Rocha Leão Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2138

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica. Hidrologia urbana e Impactos ambientais

Resumo

 O presente trabalho tem como pressuposto analisar a degradação ambiental na bacia de drenagem do Rio Alcântara localizado no município de São Gonçalo (RJ). Pretende-se abordar os impactos físicos e sociais que influenciam esses ambientes, além de contribuir para o melhor entendimento da dinâmica fluvial da bacia, alterada pela expansão urbana. A mesma encontra-se altamente urbanizada com suas encostas e margens de canais densamente ocupados. Isso porque, devido à necessidade de se criar espaços muitas obras foram feitas, como a canalização de rios em grande parte sua extensão, tornando-os “rios invisíveis”, que contribui intensamente para alterações ao longo de toda bacia hidrográfica. Em áreas urbanas os solos são em grande parte impermeáveis, dificultando a infiltração da água e levando a existência do escoamento superficial, ocasionando a elevação da vazão em eventos pluviométricos de grande intensidade, suscitando as enchentes urbanas.

Biografia do Autor

Cilene Daudt Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ/FFP. Departamento de Geografia.

Antônio Enagico Farias de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ/FFP, Departamento de Geografia.

Wendel Guimarães Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP, Departamento de Geografia.

Otávio Miguez da Rocha Leão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP, Departamento de Geografia.

Referências

AFONSO, Anice Esteves; RODRIGUES, Felipe; ARMOND, Nubia; BRANDÃO, Rafael; MORELLI, Rafaela. Análise da dinâmica fluvial do rio Imboacú (São Gonçalo, RJ): um enfoque a partir da consciência ambiental. In: Anais do II Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Sudeste. Rio de Janeiro. Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2008.

BOTELHO, Rosangela Garrido. Planejamento Ambiental em Microbacia Hidrográfica. In: GUERRA, Antonio Teixeira; SILVA, Antônio; BOTELHO, Rosangela Garrido (Org.). Erosão e Conservação dos Solos: conceitos, temas e aplicações. p. 269-300. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2007.

NASCIMENTO, Julliana Peclat ; ROSÁRIO, Luana; AFONSO, Anice; BARROS, Rafael. A utilização do programa Google Earth na Educação Ambiental: uma experiência na bacia do rio Marimbonso – São Gonçalo/RJ. XXIII Congresso Brasileiro de Cartografia, p.1259- 1263. Rio de Janeiro. 2007.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão