Avaliação dos serviços ecossistêmicos oferecidos pelas praias do município de Caucaia, Ceará, Brasil

Autores

  • Antônio Emanuel dos Santos Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Davis Pereira Paula Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2161

Palavras-chave:

Serviços ecossistêmicos. Geoambientes. Litoral e praias

Resumo

As praias ofertam diversos serviços ecossistêmicos que podem auxiliar no desenvolvimento socioeconômico de comunidades praianas. É necessário realizar uma valoração qualitativa desses serviços oferecidos, pois esses estudos servem como subsídios para um melhor planejamento dessas áreas de intenso dinamismo e que concentram índices elevados de urbanização. Nesta pesquisa evidenciou-se cinco parâmetros avaliativos, são eles, os serviços de suporte e regulação, provisão, informação e cultura, determinados por valores quali-quantitativos, atribuindo valores ausente/baixo (1), médio (2), alto (3). Foram identificados três setores de praia com características homogêneas ao longo do litoral, um setor mais antropizado, com artificialização da costa, um outro transitivo, que possui ambientes de amenidades como dunas, lagunas e faixas de praias mais largas, e o último caracterizado por ter seus ecossistemas mais preservados em comparação às demais praias do município, oferecendo assim serviços mais qualificados para os usuários.

Biografia do Autor

  • Antônio Emanuel dos Santos Silva, Universidade Estadual do Ceará
    Universidade Estadual do Ceará
  • Davis Pereira Paula, Universidade Estadual do Ceará
    Universidade Estadual do Ceará

Referências

ANDRADE, D.C.; ROMEIRO, A.R. Serviços ecossistêmicos e sua importância para o sistema econômico e o bem-estar humano. Campinas: IE/UNICAMP, 155 p., 2009.

IPECE - Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. 2010. Perfil Básico Municipal de Caucaia. Disponível na internet: www.ipece.ce.gov.br. Acessado dia 07/12/2016.

LIMA et al. Avaliação dos Serviços Ecossistêmicos nas praias dos municípios de Fortaleza e Caucaia, Ceará, Brasil. Anais do GIAL, 2016.

MEA - MILLENNIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT. Ecosystem and Human Well-Being: a framework for assessment. Washington, DC: Island Press. 2003.

SANTOS, Rodrigo C.; SILVA, Iracema R. Serviços ecossistêmicos oferecidos pelas praias do município de Camaçari, litoral norte do estado da Bahia, Brasil. Cadernos de Geociências, Salvador, v. 9, n. 1, p. 47 - 56, maio 2012.

TEEB – A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade para Formuladores de Políticas Locais e Regionais (2010). Disponível na internet: http://www.mma.gov.br/publicacoes/biodiversidade/category/143-economia-dos-ecossistemas-e-da-biodiversidade. Acessado em: 19/01/2016.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Dinâmica e Gestão de Zonas Costeiras