O uso de veículos aéreos não tripulados (VANT) Para geração de dados geocartográficos na Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns

Autores

  • Rodolfo Alexandre da Silva Gomes de Deus Universidade de Pernambuco
  • Renilson Pinto da Silva Ramos Universidade de Pernambuco
  • Fernando da Silva Alexandre Universidade de Pernambuco
  • Daniel Dantas Moreira Gomes Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2216

Palavras-chave:

Multirotor. Guadcóptero. Monitoramento. Contribuição

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo utilizar um veículo aéreo não tripulado para gerar produtos geocartográficos. A utilização de VANT na obtenção de imagens para geração de produtos geocartográficos, acaba proporcionando uma rápida aquisição de dados a nível local, e permite que tais dados sirvam de base para futuros planejamentos e tomadas de decisões por parte do poder administrativo local. Outra vantagem é a possibilidade de revisitação da área em curtos períodos de tempo. A área de entorno da Universidade de Pernambuco foi escolhida por se tratar de uma área pequena, visto que a aeronave utilizada foi um quadcóptero multirotor que não possui bom desenvolvimento para trabalhar em áreas grandes, na fomentação dos dados utilizou-se das imagens obtidas através do VANT Phantom 3 Advanced da empresa DJI. Todos os dados foram utilizados objetivando extrair o maior número possível de informações para melhor conhecimento da área.

Biografia do Autor

Rodolfo Alexandre da Silva Gomes de Deus, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco – UPE/Campus Garanhuns.

Renilson Pinto da Silva Ramos, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco – UPE/Campus Garanhuns.

Fernando da Silva Alexandre, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco – UPE/Campus Garanhuns.

Daniel Dantas Moreira Gomes, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco – UPE/Campus Garanhuns.

Referências

BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.

DUARTE. P.A. Fundamentos de Cartografia. 3. Ed. Florianópolis. UFSC, 2008.

FITZ, P. R. Geoprocessamento sem Complicação. São Paulo, Oficina de Textos, 2008.

FLORENZANO, T, G. Geomorfologia, Conceitos e técnicas atuais. São Paulo, Oficina de Textos, 2008.

MITISHITA, E. A.; GONCALVES, J. E; GRACA, N. L. S. S; CENTENO, Jorge Antonio Silva ; MACHADO, Álvaro Muriel Lima . O USO DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANTS) EM APLICAÇÕES DE MAPEAMENTO AEROFOTOGRAMÉTRICO. In: XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia, 2014, Gramado. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia, 2014.

ROSA. R. Introdução ao sensoriamento remoto. 7 ed. São Paulo: UDUFU. 2009

ROSS, J, S. Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. São Paulo: Contexto, 1990.

SILVA, C. A.; DUARTE. C. R.; SOUTO. M. V. S.; SABADIA. J. A. B.: Utilização de VANT para geração de ortomosaicos e aplicação do Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC). Anais XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, João Pessoa-PB, Brasil, 25 a 29 de abril de 2015, INPE.

SILVA, Cristiano Alves da. DUARTE, Cynthia Romariz. SOUTO, Michael Vandesteen Silva. SANTOS, André Luis Silva Dos. AMARO, Venerando Eustaquio. BICHO, Cristina Prando. SABADIA, José Antonio Beltrão. Avaliação da acurácia do cálculo de volume de pilhas de rejeito utilizando VANT, GNSS e LiDAR. BCG - Boletim de Ciências Geodésicas - On-Line version, ISSN 1982-2170.

SILVA, Cristiano Alves da. SOUTO, Michael Vandesteen Silva. DUARTE, Cynthia Romariz. BICHO, Cristina Prando. SABADIA, José Antonio Beltrão. Avaliação da acurácia dos ortomosaicos e modelos digitais do terreno gerados pelo MVANT/DNPM. Revista Brasileira de Cartografia (2015) N0 67/7: 1479-1495.

SILVA, Wagner Fernando. SILVA, Lenildo Santos. MALTA, Édio Albertin. GONDIM, Rodolpho de Oliveira.

WARREN, Morris Scherer. Avaliação de uso de Veículo Aéreo Não Tripulado - VANT em atividades de fiscalização da Agência Nacional de Águas. Anais XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, João Pessoa-PB, Brasil, 25 a 29 de abril de 2015, INPE.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geotecnologias e Modelagem Espacial em Geografia Física