Aplicação da técnica de extração de lineamentos para identificação de locais favoráveis a prospecção e capturas de água subterrânea no norte do Espírito Santo (sudeste do Brasil)

Autores

  • Viviane dos Santos Coutinho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luiza Leonardi Bricalli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriel Pedro Alves Lopes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2252

Palavras-chave:

Lineamentos. Modelo Digital de Elevação. Espírito Santo. Linhas de fraqueza. Água

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal apontar possíveis áreas de prospecção e captação de água subterrânea no norte do Espírito Santo, sudeste do Brasil. A base metodológica utilizada foi a elaboração de um mapa de lineamentos e um mapa de densidade de lineamentos com principais trendsestruturais sobre Modelo Digital de Elevação (MDE), utilizando o softwareArcGisTM 10.1. Além disso, foram elaboradas rosetas de direções para os lineamentos e para os trends estruturais. Os resultados mostram a presença de grande quantidade de lineamentos nos compartimentos do embasamento pré-cambriano e nas rochas sedimentares cenozoicas. As rochas sedimentares da Formação Barreiras, apresentam, além do faturamento, alta porosidade, e, por isso, apresentam-se mais propícias a infiltração de água subterrânea. A utilização de águas subterrâneas provenientes de aquíferos fraturados pode representar uma alternativa de possível solução para os problemas da crise hídrica que o estado enfrenta.

Biografia do Autor

  • Viviane dos Santos Coutinho, Universidade Federal do Espírito Santo

    Centro de Ciências Humanas e Naturais/ Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Luiza Leonardi Bricalli, Universidade Federal do Espírito Santo
    Centro de Ciências Humanas e Naturais/ Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Gabriel Pedro Alves Lopes, Universidade Federal do Espírito Santo
    Centro de Ciências Humanas e Naturais/ Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

BRICALLI, L.L. Padrões de Lineamentos e Fraturamento Neotectônico no estado do Espírito Santo (sudeste do Brasil). 2011.221p. Tese (Doutorado em Geologia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

COLERIDGE, S.T. O Ciclo Hidrológico e a Água Subterrânea. In: Para entender a Terra.2009. 656p.

ESRI. ArcGIS® 10 - ArcMap™ Tutorial. 2012. Disponível em: <http://resources.arcgis.com/en/help/main/10.1/>. Acesso em 20 abril 2015.

GEOBASES - Sistema Integrado de Bases Georreferenciadas do estado do Espírito Santo (Geobases) Plano de informações: hidrografia, rodovias e malha municipal, área urbana, Limite de bairros, Logradouros. Fornecido pelo Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias (LCGGEO) em 2013.

LIU,C.C. 1984.Análise Estrutural de lineamentos em imagens de sensoriamento remoto: aplicação ao estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação em Geocências, Universidade de São Paulo, Tese de Doutorado, 157p.

VALERIANO, M. M. Modelos digitais de elevação de microbacias elaborados com krigagem. São José dos Campos, SP: INPE: Coordenação de Ensino, Documentação e Programas Especiais (INPE-9364-RPQ/736). 54p., 2002.

ESPÍRITO SANTO. Agência Estadual de Recursos Hídricos- AGERH, Disponível em:<https://agerh.es.gov.br//> Acesso em: 05 abr. 2016.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geotecnologias e Modelagem Espacial em Geografia Física