Base cartográfica digital da bacia hidrográfica do Lago de Furnas

Autores

  • Luize Batista Campos Universidade Federal de Alfenas
  • Marcelo de Oliveira Latuf Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2275

Palavras-chave:

Banco de dados espacial. Cartografia digital. UHE Furnas

Resumo

A bacia hidrográfica do rio Grande possui expressiva importância para o sistema Furnas Centrais Elétricas na geração de hidroeletricidade e também incide de forma direta nas culturas, economia e turismo do Sul de Minas Gerais. Objetiva-se com esta pesquisa a construção de uma base de dados da rede hidrográfica da bacia hidrográfica afluente ao lago de Furnas, com o intuito subsidiar estudos na temática de hidrogeografia. Com os dados cartográficos adquiridos a partir do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, bem como da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército, iniciou-se o processo de registro de cartas topográficas e vetorização das feições da rede hidrográfica e fotolitos. Como resultados deste trabalho foram registradas 101 cartas topográficas, bem como editadas suas respectivas representações hidrográficas de maneira unifilar.

Biografia do Autor

Luize Batista Campos, Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Ciências da Natureza/Universidade Federal de Alfenas.

Marcelo de Oliveira Latuf, Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Ciências da Natureza/Universidade Federal de Alfenas.

Referências

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Loja IBGE. Disponível em: <http://loja.ibge.gov.br/>. Acesso em: 14 março 2017.

______. Resolução do Presidente Nº 1/2005. Altera a caracterização do Sistema Geodésico Brasileiro. Rio de Janeiro, 2005.

______. Geociências. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/download/arquivos/index1.shtm>. Acesso em: 14 março 2017.

HASENACK, H.; WEBER, E. Base Cartográfica Vetorial Contínua do Rio Grande do Sul. 1 edição. Porto Alegre. Editora da UFRGS, 2010.

MEES, A. Qualidade de água em reservatórios. Unidade I. Brasília: ANA, 2016.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. i3GEO – Geoprocessamento. Disponível em: <http://mapas.mma.gov.br/i3geo>. Acesso em: 14 março 2017.

NOGUEIRA, Ruth E. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. 3. edição revisada e ampliada. Florianópolis. Editora da UFSC, 2009.

FURNAS. Revista Furnas: Edição Especial - 50 anos de Furnas. Rio de Janeiro. Furnas, 2007.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geotecnologias e Modelagem Espacial em Geografia Física