Geoconservação nos caminhos da Serra do Mar

Autores

  • Fernando Amaro Pessoa Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Berruezo Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2287

Palavras-chave:

Geoconservação. Geobiodiversidade

Resumo

A Geoconservação, em sentido amplo, tem como objetivo a utilização e gestão sustentável de toda a geodiversidade, englobando todo o tipo de recursos geológicos (BRILHA, 2005). Porém, boa parte da biodiversidade da Serra dos Órgãos é condicionada a sua expressiva geodiversidade, o que de certa forma condicionou todo o seu processo de ocupação e a sóciodiversidade ali presente. Com base nisso cabe pensar em uma “geobiosóciodiversidade” e em estratégias para sua conservação. E é dentro deste contexto que tais propostas podem ser efetivadas com base nos “Caminhos da Serra do Mar”, projeto de criação de uma trilha de longa duração que percorre diversos municípios e corta algumas das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. Além disso, o presente projeto possibilitará uma discussão sobre o papel dos Parques Nacionais e dos Geoparques em propostas de conservação da geobiosóciodiversidade, analisando como as diferentes estratégias podem convergir em prol de um interesse comum.

Biografia do Autor

Fernando Amaro Pessoa, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedro Berruezo Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

BRILHA, J. 2005. Patrimônio Geológico e Conservação: A conservação da natureza na sua vertente geológica, pg. 33. Editora Palimage.

SERRA, M.V.; SERRA, Maria Teresa F. – GUIA DE HISTÓRIA NATURAL DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: Cidade Viva. 2012.

ZALÁN, Pedro V.; OLIVEIRA, João A. B. Origem e evolução estutural do Sistema de Riftes Cenozóicos do Sudeste do Brasil. B. Geoci. Petrobras, Rio de Janeiro, v.13, n.2, p. 269-300, maio/nov. 2005.http://www.cprm.gov.br/publique/Gestao-Territorial/Geoparques-134

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geodiversidade, Geoarqueologia e Patrimônio Natural