Ferramenta de modelagem aplicada a geração de camadas matriciais de declividade

Autores

  • Giovanna Matos Antonio Universidade Federal de Sergipe
  • Alexandre Herculano de Souza Lima Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2291

Palavras-chave:

Model Builder. ArcGIS 10.3. Declividade. Geoprocessamento

Resumo

O Model Builder (ArcGIS 10.3) é uma ferramenta de modelagem que permite a combinação de outras ferramentas pré-existentes no software para criar um modelo personalizado que agrupa procedimentos que devem ser tomadas para se chagar a um produto final em ambiente de Sistema de Informações Geográficas. As informações de declividade, por sua vez, exigem que seja executada uma série passos para que sejam obtidas com rigor técnico. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou criar um modelo personalizado para geração de camadas matriciais contendo informações de declividade de acordo com as normas contidas no Manual de Obtenção de Terras do INCRA (2006). 

Biografia do Autor

  • Giovanna Matos Antonio, Universidade Federal de Sergipe
    Departamento de Geografia/UFS, Universidade Federal de Sergipe.
  • Alexandre Herculano de Souza Lima, Universidade Federal de Sergipe
    Departamento de Geografia/UFS, Universidade Federal de Sergipe.

Referências

BARROSO, Renan Maron; MOURA, Edilberto Nunes de; GOMID, Carlos Antonio Sibut. O uso da ferramenta Model Builder para automatizar a delimitação de bacias hidrográficas em sistemas de informação geográfica, 2013. PUCPR. Curitiba – PR.

CEZARE, Cássio Henrique Giusti; FILHA, Lindomar Guedes Freire. Uso de ferramenta de modelagem (model Builder) para seleção de área com florestas ombrófila densa montana sobre solos do tipo latossolo amarelo e podzólico vermelho-amarelo no estado do Pará. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, 2010. Goiânia – GO.

INCRA – Instituto Nacional de Reforma Agrária. 2006. Manual de obtenção de terras e perícia judicial. 140p.

LIMA, A. H. S; SOUZA, M. M. Uso do model builder (Arcgis 10.2) na elaboração de ferramenta de apoio a descrição de amostras litológicas macroscópicas no mapeamento geológico. Anais do XXI Encontro Estaudal de Geografia. Mossoró, 2014. p 542-550.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geotecnologias e Modelagem Espacial em Geografia Física