Construção de maquete para divulgação da geodiversidade de dunas costeiras

Autores

  • Jéssica Conceição Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Beatriz Abreu Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thaís Baptista Rocha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2304

Palavras-chave:

Geodiversidade costeira. Dunas costeiras. Maquete

Resumo

Por mais que sejam importantes e sofram impactos decorrentes da ação humana, a geodiversidade e a geodiversidade costeira não são tão conhecidas quanto à biodiversidade. Por conta disto, a propagação deste tema na sociedade deve ser realizada. Desta problemática surge o Projeto GeoPECS: Geodiversidade costeira no Parque Estadual da Costa do Sol. Com esse projeto, atividades voltadas para a disseminação da geodiversidade costeira, com foco nos vários tipos de dunas costeiras, foram realizadas. Dentre essas atividades, se tem a montagem de maquete, que possibilitou a realização do presente trabalho, cujo objetivo é divulgar a construção de maquete na representação da geodiversidade de dunas costeiras para alunos do ensino fundamental. A utilização da maquete pode ajudar a tornar o ensino deste tema mais estimulante e concreto.

Biografia do Autor

Jéssica Conceição Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Beatriz Abreu Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Thaís Baptista Rocha, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Referências

ARAÚJO, J.L.L; LOPES, L.S.O. Princípios e Estratégias de Geoconservação. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.7, p. 66-78, out. 2011.

BENTO, L.C.M.; ARAÚJO, M.S. Geoturismo e geoconservação: uma prática de campo. I Simpósio Mineiro de Geografia – Alfenas 26 a 30 de maio de 2014.

BRANDÃO, R.L. 2008. Regiões costeiras in CPRM, Geodiversidade do Brasil: conhecer o passado, para entender o presente e prever o futuro, 264p.

BRILHA, J. 2005. Patrimônio geológico e geoconservação – a conservação da natureza na sua vertente geológica, Palimage Editores, Viseu.

CPRM. 2006. Mapa geodiversidade do Brasil. Escala 1:2.500.000. Legenda expandida. Brasília: CPRM/Serviço Geológico do Brasil, 68 p. CD-ROM.

DA ROSA, E.P; NASCIMENTO, GM. Uso da maquete para o ensino das formas de relevo do Rio Grande do Sul. In: XI SIANGEO, 2016, Maringá - PR. XI SINAGEO, 2016.

DAVIDSON-ARNOTT, R. 2010. An Introduction to Coastal Processes and Geomorphology. Cambridge University Press.

FERNANDEZ, G.B; PEREIRA, T.G; ROCHA, T.B. 2009. Coastal Dunes along Rio de Janeiro Coast: Evolution and Management. Journal of Coastal Researh, SI 56, PP 307-311.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geodiversidade, Geoarqueologia e Patrimônio Natural