Educação ambiental: o solo como recurso didático na produção de tintas e pinturas

  • Claudemir Fonseca Gonçalves Universidade do Estado do Amazonas
  • Nádia Rosania Reis Oliveira Universidade do Estado do Amazonas
Palavras-chave: PIBID. Oficinas pedagógicas. Educação Ambiental. Tintas de solo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a importância do estudo dos solos e sua utilização como recurso didático no ensino de Geografia a partir da oficina pedagógica intitulada, Educação Ambiental: o solo como recurso didático na produção de tintas e pinturas. O público alvo foram os alunos do sétimo ano da Escola Geny Bentes de Jesus, da rede estadual de ensino do Município de Parintins- AM, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior- CAPES, Universidade do Estado do Amazonas- UEA. Foram ministradas aulas teóricas sobre o tema, em seguida, ocorreu a segunda etapa em formato de oficina pedagógica onde os alunos produziram as tintas com as diferentes cores de solo, ilustrando as telas com desenhos selecionados pelos Pibidianos. Os alunos que estiveram envolvidos na oficina demonstraram um interesse significativo para que a oficina tivesse êxito a partir das pinturas realizadas. A presente oficina teve o intuito de promover nos alunos o despertar para a construção do conhecimento interdisciplinar, permitindo maior interesse e participação nas aulas de geografia.

Biografia do Autor

Claudemir Fonseca Gonçalves, Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Amazonas
Nádia Rosania Reis Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Amazonas

Referências

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VIEIRA, Elaine, VALQUIND, Lea. “Oficinas de Ensino: O quê? Por quê? Como?”. 4º ed. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2002.

Publicado
2018-02-04
Seção
Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino