Maquete tátil: explorando a paisagem por outro sentido

Autores

  • Daniele Cristine Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Gabriel Barros Abreu Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Isabella Peluso Cid Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Renata dos Santos Galvão Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2314

Palavras-chave:

Maquetes táteis. Geomorfologia. Deficientes visuais

Resumo

O projeto das maquetes táteis, desenvolvido na disciplina de Geomorfologia da PUC-Rio, nasceu da necessidade de ensinar geomorfologia para uma aluna DV que não é capaz de observar a paisagem por meio da visão e necessita de mecanismos que a auxiliem a entender a paisagem por meio de outro sentido. Para a compreensão do relevo e da sua dinâmica foram usados materiais de diferentes texturas, cada um representando um elemento geomorfológico da maquete, com o objetivo de fazer a aluna “enxergar”, através do tato, o funcionamento da encosta e os processos geomorfológicos envolvidos. As maquetes foram feitas sem muitos detalhes e com texturas bastante diversas, para proporcionar a distinção dos elementos com o toque. Espera-se que o contato com a maquete desenvolvida possibilite a abstração da aluna para a compreensão de outras paisagens.

Biografia do Autor

  • Daniele Cristine Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Gabriel Barros Abreu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Isabella Peluso Cid, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Renata dos Santos Galvão, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Referências

IBGE - http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/glossario/glossario_cartografico.shtm#C - Acesso em 09/02/2017

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SILVA, Patrícia Assis; VENTORINI, Sílvia Elena; CARVALHO, Lucas Henrique Vicentini Viana de; ROCHA, Pedro Henrique. Cartografia tátil: elaboração de material didático como apoio ao ensino/aprendizagem de geografia. In: I SIMPÓSIO MINEIRO DE GEOGRAFIA. Alfenas, 2014, p. 1916-1930.

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino