Maquete tátil: explorando a paisagem por outro sentido
DOI:
https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2314Palavras-chave:
Maquetes táteis. Geomorfologia. Deficientes visuaisResumo
O projeto das maquetes táteis, desenvolvido na disciplina de Geomorfologia da PUC-Rio, nasceu da necessidade de ensinar geomorfologia para uma aluna DV que não é capaz de observar a paisagem por meio da visão e necessita de mecanismos que a auxiliem a entender a paisagem por meio de outro sentido. Para a compreensão do relevo e da sua dinâmica foram usados materiais de diferentes texturas, cada um representando um elemento geomorfológico da maquete, com o objetivo de fazer a aluna “enxergar”, através do tato, o funcionamento da encosta e os processos geomorfológicos envolvidos. As maquetes foram feitas sem muitos detalhes e com texturas bastante diversas, para proporcionar a distinção dos elementos com o toque. Espera-se que o contato com a maquete desenvolvida possibilite a abstração da aluna para a compreensão de outras paisagens.
Referências
IBGE - http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/glossario/glossario_cartografico.shtm#C - Acesso em 09/02/2017
NASCIMENTO, Rosemy. Maquetes geográficas táteis e o ensino de geografia para deficientes visuais- DVs metodologia "Do meu passo para o espaço". In: 10º ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA. Porto Alegre, 2009.
SILVA, Patrícia Assis; VENTORINI, Sílvia Elena; CARVALHO, Lucas Henrique Vicentini Viana de; ROCHA, Pedro Henrique. Cartografia tátil: elaboração de material didático como apoio ao ensino/aprendizagem de geografia. In: I SIMPÓSIO MINEIRO DE GEOGRAFIA. Alfenas, 2014, p. 1916-1930.