Maquete tátil: explorando a paisagem por outro sentido

Autores

  • Daniele Cristine Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Gabriel Barros Abreu Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Isabella Peluso Cid Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Renata dos Santos Galvão Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2314

Palavras-chave:

Maquetes táteis. Geomorfologia. Deficientes visuais

Resumo

O projeto das maquetes táteis, desenvolvido na disciplina de Geomorfologia da PUC-Rio, nasceu da necessidade de ensinar geomorfologia para uma aluna DV que não é capaz de observar a paisagem por meio da visão e necessita de mecanismos que a auxiliem a entender a paisagem por meio de outro sentido. Para a compreensão do relevo e da sua dinâmica foram usados materiais de diferentes texturas, cada um representando um elemento geomorfológico da maquete, com o objetivo de fazer a aluna “enxergar”, através do tato, o funcionamento da encosta e os processos geomorfológicos envolvidos. As maquetes foram feitas sem muitos detalhes e com texturas bastante diversas, para proporcionar a distinção dos elementos com o toque. Espera-se que o contato com a maquete desenvolvida possibilite a abstração da aluna para a compreensão de outras paisagens.

Biografia do Autor

Daniele Cristine Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Gabriel Barros Abreu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Isabella Peluso Cid, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Renata dos Santos Galvão, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Referências

IBGE - http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/glossario/glossario_cartografico.shtm#C - Acesso em 09/02/2017

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino