Proposta de utilização de tecnologias de impressão 3D para o ensino de cartografia e geomorfologia

Autores

  • Hanna Aimée da Fraga Gonçalves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Érika Medina Medeiros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Gustavo Mota Sousa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Delson Lima Filho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2316

Palavras-chave:

Ensino didático. Impressora 3D. Geomorfologia

Resumo

Resumo

Este trabalho têm como objetivo propor o uso de Tecnologias 3D no ensino da cartografia e geomorfologia, para isto foi utilizada uma Impressora 3D, modelo RepRap Mendel Prusa V2, construída no Campus da UFRRJ, para a impressão de feições geomorfológicas capazes de proporcionar um ensino com base em modelos físicos com base construtivista. A metodologia utilizou dados cartográficos extraídos de hipsometria da morfologia do Pão de Açúcar que resultaram em um MDE que foi impresso em partes para desenvolvimento de atividades para compreensão de curvas de nível e variáveis geomorfológicas do relevo. Os resultados demonstram a possibilidade de aplicação em escolas atendidas pelo PIBID Geografia UFRRJ no município de Seropédica/RJ.

Biografia do Autor

Hanna Aimée da Fraga Gonçalves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Érika Medina Medeiros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Gustavo Mota Sousa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Delson Lima Filho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Referências

BOTELHO L.A.I., SILVEIRA J.S., ANDRADE S.N. Belo Horizonte, Cadernos de geografia, 25(15):60-76. 2º semestre 2005.

CALLAI H.C. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI A.C., CALLAI H.C., SCHAFFER N.O., KAERCHER N.A. (Orgs.). Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. 4ª ed. Porto Alegre: Mediação p. 57-63, 2003.

CAMPOS, S.B.; OLIVEIRA, K.N.; NOGUEIRA, R.E. Oficinas, espaço do saber: construindo conceitos do relevo terrestre. In.: NOGUEIRA, R.E. (Org.) Motivações hodiernas para ensinar Geografia: Representações do espaço para visuais e invisuais. Florianópolis: Ed. da Autora, 2009. p. 15-26.

CASTELLAR, S.M.V. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cadernos CEDES, Campinas, v. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2005.

CASTROGIOVANNI A.C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

GOMES. F. L. et al. Em prol do ensino de geografia: projetos desenvolvidos no Legeo-UFU. In: Encontro De Geógrafos Da América Latina, 10., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: AGB, 2005.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino