Identificação de lineamentos estruturais e suas relações com a ocorrência de sismicidade na região do Baixo São Francisco - SE

Autores

  • Gabriel Carvalho Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Daniel Rodrigues de Lira Universidade Federal de Sergipe
  • Cristiano Aprígio dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2326

Palavras-chave:

Tectônica. Sismos. Quaternário

Resumo

O trabalho teve como objetivo realizar o estudo sobre a atuação do sistema de falhas encontrado no baixo São Francisco (Sergipe), relacionando os recentes fenômenos de sismos com o estudo e ação do neotectonismo. Estudos realizados por Silva et al (2004) e Lima & Barbosa (2003), detectaram que se trata de uma região epicentral, evidenciando a ação tectônica nos sedimentos da Formação Barreiras durante o Quaternário e esforços tectônicos de direções NW-SE e NE-SW. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a utilização de imagens de radar interferométrico – SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), utilizados na elaboração do MDT – Modelo Digital de Terreno. Com a realização do levantamento bibliográfico e mapeamento dos lineamentos das falhas, da ocorrência de sismos, chegando-se a uma conclusão de que por estarem localizados na faixa de terrenos móveis, as rochas no subsolo acabam se acomodando e gerando consequentemente os tremores.

Biografia do Autor

  • Gabriel Carvalho Santos, Universidade Federal de Sergipe
    Departamento de Geografia de Itabaiana/SE, Universidade Federal de Sergipe
  • Daniel Rodrigues de Lira, Universidade Federal de Sergipe
    Departamento de Geografia de Itabaiana/SE, Universidade Federal de Sergipe
  • Cristiano Aprígio dos Santos, Universidade Federal de Sergipe
    Departamento de Geografia de Itabaiana/SE, Universidade Federal de Sergipe

Referências

BEZERRA, F.H.R., AMARO, V.E., VITA-FINZI, C., SAADI, A. Pliocene-Quaternary fault control of sedimentation and coastal plain morphology in NE Brazil. J. South Am. Earth Sci. V. 14: 61-75. 2001.

CORRÊA, A. C. B. Dinâmica geomorfológica dos compartimentos elevados do Planalto da Borborema, Nordeste do Brasil. Rio Claro, 2001. 386p. Tese de Doutorado – IGCE, UNESP.

HASUI, Y. 1990. Neotectônica e aspectos fundamentais da tectônica ressurge no Brasil. In: SBG/MG. Workshop sobre neotectônica e sedimentação cenozoica continental do sudeste brasileiro, Belo Horizonte. Boletim 1:1-31.

Laboratório Geo-Rio-Mar. Disponível em: <http://georioemar.com.br/>. Acesso em: 05/01/2017.

LIMA, C.C.U. O Neotectonismo na costa do Sudeste e no Nordeste brasileiro. Revista de Ciência & Tecnologia. 15: 91-101. 2000.

LIMA, C.C.U. & BARBOSA, L.M. O neotectonismo e a origem dos depósitos pleistocênicos na planície costeira no rio São Francisco. In: Congresso da ABEQUA, 9, Recife. Anais 2003.

LIMA, C.C.U.; VILAS BOAS, G.S.; BEZERRA, F.H.R. Faciologia e análise tectônica preliminar da Formação Barreiras no litoral sul do Estado da Bahia, Brasil. Geologia-USP Ser.Cient. São Paulo, v 6, nº 2, p.71-80. 2006.

Serviço Geológico do Brasil. CPRM. Disponível em: <http://geobank.cprm.gov.br/>. Acesso em: 05/01/2017.

Serviço Geológico dos Estados Unidos. Disponível em: <http://earthexplorer.usgs.gov/>. Acesso em: 05/01/2017.

SILVA, C.L.F.; LIMA, C.C.U.; BARBOSA, L.M. Os depósitos pleistocênicos e a neotectônica na planície costeira do rio São Francisco. In: V Simp. Nac. de Geomorfologia – I Enc. Sul-Am. De Geomorfologia, Santa Maria, Anais de trabalhos completos. 14p 2004.

Sismos no Nordeste. Laboratório de Sismologia da UFRN. Disponível em: <http://sismosne.blogspot.com.br/>. Acesso em: 05/01/2017.

Suguio, K. - 1999 - Recent progress in Quaternary geology of Brazil. Episodes, v.22, n.3, p.217 - 220.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Sistemas Geomorfológicos: Estrutura, Dinâmicas e Processos