Perigos naturais na Comunidade do Rio Cachoeira, Caeira do Saco dos Limões - Florianópolis/SC

Autores

  • Graziela Maziero Pinheiro Bini Universidade de Santa Catarina (UFSC)
  • Edna Lindaura Luiz Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2327

Palavras-chave:

Ocupação de encostas. Perigos naturais. Dinâmica do meio físico

Resumo

Este trabalho discute a suscetibilidade da bacia do rio Cachoeira a perigos do meio físico natural, bem como os acidentes relacionados a eles. Localizada no bairro Caeira do Saco dos Limões, Florianópolis/SC, a ocupação desta bacia ocorreu nos fundos de vales e nas encostas íngremes. Edificações próximas a cabeceiras de drenagem, canalização e desvio de rios, cortes em encostas e muros de contenção inapropriados são algumas das intervenções antrópicas encontradas na bacia, e que potencializam e criam perigos como: movimentos de massa, alagamentos, enxurradas, entre outros. O uso de material cartográfico detalhado, observações in loco, entrevistas e a experiência de vivência no local de uma das autoras deste trabalho subsidiaram a identificação dos perigos existentes na área de estudo. Diante do reconhecimento dos perigos naturais e dos elementos vulneráveis da bacia, trabalhos de prevenção, monitoramento e conscientização da comunidade devem ser realizados, a fim de evitar possíveis acidentes e desastres.

Biografia do Autor

Graziela Maziero Pinheiro Bini, Universidade de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade de Santa Catarina (UFSC).

Edna Lindaura Luiz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Profa. Dra. do Departamento de Geografia, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Referências

BINI, G. M. P. Suscetibilidade a eventos perigosos do meio físico da bacia do rio Cachoeira, Caeira do Saco dos Limões, Florianópolis - SC. 2007.54 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Centro de Ciências da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

PALACIOS, J. D.; CHUQUISENGO, O.; FERRADAS, P. Gestión de riesgo en los gobiernos locales. Lima: Soluciones Prácticas - ITDG, 2005.

VEYRET, I. Introdução. In. VEYRET, I. (org.). Os riscos: o homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: editora Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física e Desastres Naturais