Perigos naturais na Comunidade do Rio Cachoeira, Caeira do Saco dos Limões - Florianópolis/SC

Autores

  • Graziela Maziero Pinheiro Bini Universidade de Santa Catarina (UFSC)
  • Edna Lindaura Luiz Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2327

Palavras-chave:

Ocupação de encostas. Perigos naturais. Dinâmica do meio físico

Resumo

Este trabalho discute a suscetibilidade da bacia do rio Cachoeira a perigos do meio físico natural, bem como os acidentes relacionados a eles. Localizada no bairro Caeira do Saco dos Limões, Florianópolis/SC, a ocupação desta bacia ocorreu nos fundos de vales e nas encostas íngremes. Edificações próximas a cabeceiras de drenagem, canalização e desvio de rios, cortes em encostas e muros de contenção inapropriados são algumas das intervenções antrópicas encontradas na bacia, e que potencializam e criam perigos como: movimentos de massa, alagamentos, enxurradas, entre outros. O uso de material cartográfico detalhado, observações in loco, entrevistas e a experiência de vivência no local de uma das autoras deste trabalho subsidiaram a identificação dos perigos existentes na área de estudo. Diante do reconhecimento dos perigos naturais e dos elementos vulneráveis da bacia, trabalhos de prevenção, monitoramento e conscientização da comunidade devem ser realizados, a fim de evitar possíveis acidentes e desastres.

Biografia do Autor

  • Graziela Maziero Pinheiro Bini, Universidade de Santa Catarina (UFSC)

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade de Santa Catarina (UFSC).

  • Edna Lindaura Luiz, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Profa. Dra. do Departamento de Geografia, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Referências

BINI, G. M. P. Suscetibilidade a eventos perigosos do meio físico da bacia do rio Cachoeira, Caeira do Saco dos Limões, Florianópolis - SC. 2007.54 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Centro de Ciências da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

PALACIOS, J. D.; CHUQUISENGO, O.; FERRADAS, P. Gestión de riesgo en los gobiernos locales. Lima: Soluciones Prácticas - ITDG, 2005.

VEYRET, I. Introdução. In. VEYRET, I. (org.). Os riscos: o homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: editora Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física e Desastres Naturais