Geomorfologia, clima e a morfodinâmica atual na Serra da Aratanha-CE: uma abordagem geral

Autores

  • Yuri da Silva Belarmino Universidade Estadual do Ceará
  • Frederico de Holanda Bastos Universidade Estadual do Ceará
  • Adisson Souza Tavares Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2328

Palavras-chave:

Geomorfologia. Dinâmica externa. Maciços Cristalinos

Resumo

Os estudos climáticos, relacionados à Geomorfologia, auxiliam no entendimento do relevo terrestre, pois o clima condiciona os processos morfodinâmicos externos. A Serra da Aratanha é um maciço cristalino, situado próximo ao litoral do Ceará, com altitudes de 750 m, estando submetida ao regime de chuvas orográficas. Busca-se nesse trabalho entender a influência do mesoclima de altitude nos processos morfodinâmicos atuais e seus reflexos sobre o modelado. Dessa forma, foi necessária uma revisão bibliográfica sobre a temática, utilização de técnicas de geoprocessamento, levantamento de informações em campo, e elaboração do texto final. O citado maciço apresenta uma forma de crista que derivou de sua evolução cenozoica. Porém, os profundos mantos de intemperismo com argissolos, os eventos gravitacionais de massa como deslizamentos e fluxos, os processos fluviais da rede de drenagem semiperenizada e o intemperismo químico predominante derivam das condições climáticas atuais.

Biografia do Autor

  • Yuri da Silva Belarmino, Universidade Estadual do Ceará
    Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará
  • Frederico de Holanda Bastos, Universidade Estadual do Ceará
    Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará
  • Adisson Souza Tavares, Universidade Estadual do Ceará
    Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará

Referências

ABREU, A. A. O papel do clima na evolução do relevo: a contribuição de Julius Büdel. Revista do Departamento de Geografia, v. 19, p. 111-118, 2011.

CAVALCANTE, J.C.; VASCONCELOS, A.M.; MEDEIROS, M.F.; PAIVA, I.P.; GOMES, F.E.M.;

CAVALCANTE, S.N.; CAVALCANTE, J.E., MELO, A.C.R.; DUARTE NETO, V.C.; BENEVIDES, H.C.. Mapa geológico do estado do Ceará. Fortaleza: CPRM, 2003. Escala 1:500.000.

CEARÁ. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE, Perfil Básico Municipal: Pacatuba, 2016.

CEARÁ. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE, Perfil Básico Municipal: Maranguape, 20016.

HARDT, R.; PINTO, S. dos A. F.. Carste em Litologias não carbonáticas. Revista Brasileira de Geomorfologia-v, v. 10, n. 2, 2009.

MAGALHAES, G. B.; ZANELLA, M. E.. Comportamento climático da região metropolitana de Fortaleza. Revista Mercator, v. 10, n. 23, p. 129 a 145, 2011.

MAIA, R. P.; BEZERRA, F. H. R. Condicionamento estrutural do relevo no Nordeste setentrional brasileiro. Mercator (Fortaleza), v. 13, n. 1, p. 127-141, 2014.

PENTEADO, M. Fundamentos de Geomorfologia. 3 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1983. 185 p.

REIS, A. C. S. O fator climático. In: Áreas de exceção da Paraíba e dos sertões de Pernambuco. Recife. Série Estudos Regionais n.19. 1988.

ROLIM, G. S.; SENTELHAS, P. C.; BARBIERI, V.. Planilhas no ambiente EXCEL TM para os cálculos de balanços hídricos: normal, sequencial, de cultura e de produtividade real e potencial. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 6,n.1,p133-137,1998.

SOUZA, M. J. M.; OLIVEIRA, V. P. V.. Os enclaves úmidos e subúmidos do semiárido do nordeste brasileiro. Mercator (Fortaleza), Ano 05, n. 09. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2006.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Sistemas Geomorfológicos: Estrutura, Dinâmicas e Processos