Exercícios práticos para o estudo de processos geomorfológicos

Autores

  • Karolina Gameiro Cota Dias Universidade Federal Fluminense
  • Carla Maciel Salgado Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2339

Palavras-chave:

Geomorfologia. Precipitação. Ocupação urbana. Rio de Janeiro

Resumo

A Geomorfologia constitui uma das principais disciplinas dentro do curso de Geografia, e possui como propósito o estudo do relevo em diferentes escalas e processos de formação. Durante a disciplina de Geomorfologia Continental, inserida no Curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense, foram estudados os processos geomorfológicos decorrentes de ações fluviais e pluviais e a interação entre a água e os diferentes fatores constituintes do sistema Terra. Com o intuito de aplicar o conhecimento aprendido na área de geomorfologia fluvial combinado a dados públicos, disponíveis no portal online da Agência Nacional de Águas, foi desenvolvida uma atividade prática, através do programa de monitoria em Geomorfologia para os estudantes desta disciplina refletirem sobre a dinâmica hídrica no sul do estado do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

  • Karolina Gameiro Cota Dias, Universidade Federal Fluminense

    Discente do Departamento de Geografia, Universidade Federal Fluminense.

  • Carla Maciel Salgado, Universidade Federal Fluminense

    Docente do Departamento de Geografia, Universidade Federal Fluminense.

Referências

ANA – Agência Nacional de Águas, Dados Hidrológicos, Séries Históricas. Disponível em: http://hidroweb.ana.gov.br. Acesso em março, 2016.

FRANCISCO, C. N.; OLIVEIRA, C. A. V. Sustentabilidade hídrica da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande, RJ. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. Anais..., 2009. p. 4707-4714.

SALGADO, C.M., PEIXOTO, M.N.O. & MOURA, J.R.S. 2007. Caracterização espaço-temporal da chuva como subsídio à análise de episódios de enchentes no município de Angra dos Reis, RJ. Geosul 22:7-26.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física e Desastres Naturais