Exercícios práticos para o estudo de processos geomorfológicos

Autores

  • Karolina Gameiro Cota Dias Universidade Federal Fluminense
  • Carla Maciel Salgado Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2339

Palavras-chave:

Geomorfologia. Precipitação. Ocupação urbana. Rio de Janeiro

Resumo

A Geomorfologia constitui uma das principais disciplinas dentro do curso de Geografia, e possui como propósito o estudo do relevo em diferentes escalas e processos de formação. Durante a disciplina de Geomorfologia Continental, inserida no Curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense, foram estudados os processos geomorfológicos decorrentes de ações fluviais e pluviais e a interação entre a água e os diferentes fatores constituintes do sistema Terra. Com o intuito de aplicar o conhecimento aprendido na área de geomorfologia fluvial combinado a dados públicos, disponíveis no portal online da Agência Nacional de Águas, foi desenvolvida uma atividade prática, através do programa de monitoria em Geomorfologia para os estudantes desta disciplina refletirem sobre a dinâmica hídrica no sul do estado do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Karolina Gameiro Cota Dias, Universidade Federal Fluminense

Discente do Departamento de Geografia, Universidade Federal Fluminense.

Carla Maciel Salgado, Universidade Federal Fluminense

Docente do Departamento de Geografia, Universidade Federal Fluminense.

Referências

ANA – Agência Nacional de Águas, Dados Hidrológicos, Séries Históricas. Disponível em: http://hidroweb.ana.gov.br. Acesso em março, 2016.

FRANCISCO, C. N.; OLIVEIRA, C. A. V. Sustentabilidade hídrica da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande, RJ. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. Anais..., 2009. p. 4707-4714.

SALGADO, C.M., PEIXOTO, M.N.O. & MOURA, J.R.S. 2007. Caracterização espaço-temporal da chuva como subsídio à análise de episódios de enchentes no município de Angra dos Reis, RJ. Geosul 22:7-26.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física e Desastres Naturais